UM DOS SINTOMAS SILENCIOSOS DO DIABETE.
          Mesmo não parecendo, além dos sintomas diários, como crise de sudorese, batimentos cardíacos acelerados, tonteiras e fadiga...O diabete vai aos poucos destruído as raízes dos dentes, com doenças periodontais, isto é, nossos dentes vão despregando dos ossos, começando a doer e precisamos extrai-los.
          Pois bem, depois de bastante tristeza, por perder os dentes sadios sem nenhuma obturação, lá fui eu ontem extrair oito dentes de uma só vez, com um cirurgião especialista, e ainda duas raízes que haviam por conta outras extrações. Meus dentes simplesmente estavam caindo e, fui extrair o resto da arcada superior.
          Se eu falar que foi indolor, as mil maravilhas minto, que anestesia mais doÍda, cruzes em credo. Mas a extração foi tranquila.
          Estava orando sem parar de olhos bem fechados, pois as raízes foram um pouco mais difíceis, de cerrar com o motorzinho de barulho infernal. E depois foram dois lados da arcada.
          Tomei vitaminas ontem o dia inteiro (risos), e hoje vou tentar tomar uma sopa, com a gengiva cheia de pontos e dentadura por cima.
          Agora estou conformada, mas colocar dentadura com os dentes ainda bons, foi algo que tive que superar, nem implantes poderia colocar, pois não iria segurar. Depois fiquei pensando, tantas pessoas precisam mesmo usar esta tal “perereca”, e não é que ficou linda a danadinha, muito bom o protético, fez uns truques iguais aos meus dentes, dos males o menor.
          Ainda bem que meu esposo já usa dentadura, senão seria pior para mim, uma coisa é eu aceitar as pessoas como elas são, outra é se ele ia aceita bem.
          Enfim, coisas da vida, da diabete, da velhice...coisas que temos que nos adaptar, depois as pessoas que nos amam, é pelo que somos e não pelo que vida vai mudando.
          Quem ama aceita e compreende, como compreendo e nunca faço brincadeira de mal gôsto, nem crítica, somos assim um casal feliz e abençoado.
          Homens também tem muitas mudanças, embora a maioria não admita, e envelhecer com qualidade vida intrínseca é isto, a aceitação de ambos nas mudanças que os anos vão nos trazendo...Vou continuar rindo á toa assim msmo. Graças a Deus vivo, isto é o que importa...
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 24/11/2015
Código do texto: T5459276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.