Fogueira das Vaidades
 
 
Em tempos idos, no século XV, fanáticos seguidores do Padre Savonarola queimaram publicamente  milhares de objetos considerados “ pecaminosos” entre eles estavam livros, manuscritos, cosméticos ,quadros e roupas. Daí surgiu o termo que ficou conhecido como algo que tenta  destruir tudo que gere vaidade, mas a fogueira em si,  é anterior a esse período, havendo relatos, que povos egípcios já tinham esse hábito.

Fogueira das vaidades seria no quesito  atual alguma coisa, como conflito de interesses, onde há um jogo  de poder envolto.

Vamos aproveitar o tema e trazê-lo para nossa época atual, no nosso  país especificamente. O que temos aqui, uma gigantesca fogueira das vaidades, onde a cada dia temos notícias de representantes (parlamentares) envoltos em escândalos e que fazem acordos e conchavos para escapar de uma possível ou até improvável punição. Do outro lado temos instituições sólidas, também, sendo alvo de corrupção e de complôs.
Tudo muito noticiado, e segue Ministério que acusa Governo, procurador da república que acusa presidente da câmara, este por sua, acusa outros parlamentares, e a policia federal que investiga acaba se tornando alvo de questionamentos, o juiz em questão, é tido como parcial,juízes do STF entram em conflito por questões que divergem, oliticamente. Os ânimos se exaltam, e o ciclo se perpetua. A população vê, ouve, analisa o que dá para entender, a fogueira vai só aumentando.

Um jogo pelo poder constante, sem levar em consideração o que a população precisa e carece. FHC e Lula são representantes máximos dessa fogueira, um fala que o outro deveria ter feito assim, o outro para se defender, diz que o primeiro que deveria ter feito de outro jeito, e então, o ego dos dois, tão grandes, vai alimentando a fogueira com entrevistas e aparições públicas, claro sempre atuando ambos como donos da solução para o problema atual.

A população fica atônita e pasma, age como se fosse  normal uma disputa pelo poder dessa forma, pois entende que isso é democracia, enquanto seu atores traçam o enredo visando somente conquistas pessoais.

Temos chance de mudança, talvez, seria uma utopia, querer que nossos representantes olhassem o lado humano e não somente seu orgulho, mas cada vez isso fica mais distante, a injustiça reina solta, sabemos, a falta de crédito do Congresso é notória, então, seguimos acreditando em uma melhora no quadro, mas cada vez que um vem a Tv ou surge um novo escândalo, pronto, temos mais labareda nessa imensa fogueira.
 
 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 23/11/2015
Reeditado em 15/10/2018
Código do texto: T5457977
Classificação de conteúdo: seguro