Pinocchio e a Mentira na Política


Esta semana lemos para o nenê, cinco aninhos, a história do Pinocchio... de novo! Uma história que alerta do perigo de se contar mentiras. Aliás, alerta, não. Educa através da simbologia dos contos de fadas o valor de se ter moral, de ser honesto, de respeitar as outras pessoas, de respeitar e obedecer aos mais velhos, de cumprir suas obrigações desde a infância, o valor de estudar. O alerta fica por conta das tentações. Que há perigo oculto nas carinhas mansas que vemos na rua, nas praças, na escola, , nos clubes, na mídia... Alerta sobre o perigo da fala delicada, nada sincera nem honesta, mas agradável aos ouvidos, pois não agride as cavidades aurículares, elas não vibram dolorosamente ao som de uma voz gritante ou mesmo apenas alta. E sob a influência do maldosos ele é levado para uma sequência de atividades das quais se arrepende e na volta para casa, mente ao pai, seu criador. Mas como o pai lhe havia dito que se mentisse seu nariz iria crescer e seria mais triste do que falar a verdade. E o que acontece? Seu nariz cresce. E para que o mesmo volte ao normal ele resolve dizer a verdade. E fica envergonhado pela dor que causou, pelos aborrecimentos...

Mas a metáfora, ou a simbologia dos contos de fadas, não atinge a classe política do Brasil. Acho que nunca ouviram ou leram a história do Pinocchio, né? Já pensou se os narizes dos políticos crescessem? Acho que viveriam às narigadas no Congresso.

Caso contrário, ao defender patifaria, pelo menos seriam ou teriam a dignidade de falar a verdade e não esperar que a gente descobrisse por conta própria, ou tarde demais as verdadeiras intenções de cada ato. Se o nariz de cada deputado crescesse de acordo com cada mentira o que será que eles fariam. Talvez gastassem o que ganham em cirurgias plásticas para cortá-lo fora e garantir a continuidade da mentira... pois só isso lhes importa.

Não dá para ler política sem que a gente se enerve pois eles acreditam que somos mesmo parvos, abobalhados, que acreditam em tudo que falam. Aliás acham-se donos do mundo, da verdade, os sabichões, só eles sabem e entendem de tudo, da vida de cada brasileiro , de cada família, de cada coração que bate nesse Brasil. São soberbos, orgulhosos, prepotentes e MENTIROSOS, todos. Pouquíssimos guardam respeito por si mesmo e pelo povo que os elegeu.

Alguém acreditou que o dinheiro que está no estrangeiro, escondido em mil contas secretas(?) é lícito? Que será repatriado os valores móveis e imóveis lícitos? Se é lícito os impostos já foram pagos. Vão cobrar de novo? O que é isso? Na verdade querem é trazer o dinheiro que foi roubado da Petrobrás, mensalão,o dinheiro ilícito, sem origem, que a Operação lava jato e Zelotes estão descobrindo e que que vão buscar. Mas como tem todo um procedimento legal a cumprir, nada como uma lei às pressas para dar uma, não, duas, mãozinhas aos marginais, aos traficantes, que levaram o dinheiro roubado para fora: lavagem de dinheiro na cara larga, com a proteção da lei. Liberação dos culpados. Ninguém protestou. Ninguém levantou uma vozinha fina de desacordo. Não ouvi nada nos tele jornais contra a aprovação da lei, não li nada em nenhum jornal on-line. E os narizes escondidos!

Ainda bem que o Diego não entende, caso contrário estaríamos em maus lençois para explicar uma palhaçada dessas . Acho que esses narizes até encolhem ,viu, de vergonha! Estou pensando nisso.
MVA
Enviado por MVA em 22/11/2015
Reeditado em 22/11/2015
Código do texto: T5457462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.