Leopardo

Acho que o ser humano se acostuma com tudo. Esperneia, grita, chora, fica amuado, mas se conforma. Principalmente se for brasileiro. Dizia o pai do Chico, o Sérgio, que o brasileiro era um homem cordial. É demais, além da conta. É tanto que a cordialidade se transforma em conformismo e... em preguiça de reagir às injustiças. O noswso maior herói nessa área é Macunaíma, o personagem criado por Mário Andrade, que se justificava exclamando: "Ai, que preguiça!". Não estou generralizando. Deus me livre disso. Admito que 0,0000000000l% não sejam acomodados e nem mortos nas calças. Apenas não concordo que sejam preguiçosos.

Tem mais, antes enganava-se o povo com o espetáculo nas arenas, jogava-se os cristãos às feras. Hoje o pão e circo é servido via mídia. A mídia ativa sos cordéis e faz os marionetes fazer cabriolas, bundas-canascas, dar saltos soltos e... consumir além das suas posses. É a moda.

A verdade é que, repito, o ser humano é susceptível à acomodação,salvo as exceções de praxe. Nada como lembrar Kafka: "O leopardo invadiu o templo na hora da cerimônia sagrada. Houve pânico entre os fiéis. Voltou no dia seguinte e de novo houve pânico. Quando voltou no terceiro dia, passou a fazer parte do culto".

O ser humano é kafkiano, no mau sentido, é claro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/11/2015
Código do texto: T5457281
Classificação de conteúdo: seguro