Pega na Mentira

Tem um amigo professor do estado,está se aposentando depois de 25 anos em sala de aula. Esse cara, um sujeito íntegro, solidário, fraterno, um exemplo de cidadão, precisa se submeter a uma operação na próstata. Ele, óvio, não tem plano particular de saúde, professor do estado não pode pagar um desses planos, tem que recorrer ao SUS, e a o plano do estado. Foi o que ele fez, fez os exames, detectaram o problema, ele cumpriu à risca os rituais dos exames, demorados, uma via crucis, mas terminou, pegou os ditos cujos e levou parta o médico do estado, ele olhou os exames e então disse como se fosse a coisa mais natural do ano que só podia operá-lo daqui a quatro meses, mas se houvesse uma vaga poderia ser, quem sabe, em fevereiro, mas o certo seria em março. Como omeu amigo não tem pistolão vai ter que aguentar a espera, mesmo sofrendo. Pernambuco, imortal,imortal,diz o hino,mas não seria melhor tirar o erre e deixar imoral?

Fico pensando nas leis que tanto são louvadas, declarações, dogmas constitucionais. É o caso da Declaração Universal dos Direitos do Homem, que diz no início: "Todos os homens nascem iguais e livres em dignidade e direitos, sem distinção de raça, sexo,cor, idioma, religião, opinião política ou de qualquer outra índole". Faltou colocar, exceto os pobres e professores do estado do Pernambuco. Estes não são iguais, não conseguem nem fazwer uma operação de urgência, precisam sofrer quatro meses na fila.

Quando alguém fala nessa Declaração ou na Constituição Cidadã eu me lembro daquela música de Erasmo Carlos, "Pega na Mentira".

Há outro item da Declaração que dá nojo porque é mentira, pelo menos na minha Região: "Todos são iguais perante a lei". Duvido que alguém ´desminta o que falei sobre o meu amigo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/11/2015
Código do texto: T5456736
Classificação de conteúdo: seguro