ALGUMAS EFEMÉDES DO MÊS DE NOVEMBRO E...

Hoje é dia 30 * último dia do mês de novembro, são 6h e 5 minutos desta manhã; nossa cidade já entrou definitivamente no “clima” do Natal...

Na última quinta feira à tarde saímos a trabalho, com as “Gotinhas da Saúde”, muitos médicos nos aguardavam, pois o roteiro é feito em média a cada quatro meses. Quando chegamos ao consultório da Dra. TSM, - médica de oftalmologia, que associa a homeopatia em seu trabalho. - como estava com horário disponível, aproveitamos para fazer uma consulta, nos fez um preço bem acessível com os valores de convênio. Apesar de passados quatro anos da consulta anterior, disse que estava tudo bem, quase não houve modificações do grau da lente que usamos, - somente para longe -, agradecemos, com sua receita em mãos, vamos providenciar as novas lentes na próxima semana...

Após mais três visitas retornamos, antes, porém, visemos uma breve visita a uma dileta tia, que já está com 84 anos...

Aquela quinta feira alcançou as temperaturas mais altas deste ano: 33.4, muito embora tenhamos usado o carro e deste modo andamos menos, foi natural o “cansaço” de quem já chegou aos 72 anos, neste caso nada melhor que um salutar banho para repor as energias...

... Neste mês que está terminando, há quatro efemérides de destaque: Dia de Finados, Independência do Brasil, Dia da Bandeira, Dia da Consciência Negra, em que em muitas cidades foi feriado. De modo bem sucinto escrevemos algumas palavras sobre estes feriados mencionados; entretanto, vamos aproveitar para escrever mais algumas palavras sobre 15 de novembro...

Estamos lendo a trilogia, - 1.808, 1.922 e 1.989 - do jornalista Laurentino Gomes, ontem terminamos o segundo volume, fruto de minuciosa pesquisa bibliográfica, bem como a modernidade atual que a informática oferece; este autor tem o seu estilo, “romanceado”, que prende a atenção do leitor, do começo ao fim...

É a história do Brasil, nestes últimos 200 anos, que podem “simbolizar” três gerações de um pouco mais de 60 anos; com a participação de governantes e governados, que sempre ao longo de nossa história é difícil chegar-se ai denominador comum, pois os “interesses” nem sempre são os mesmos...

Os que naquela época foram “agraciados” com o poder de mando, foram seres humanos com os seus problemas existenciais, com erros e acertos, até em muitas ocasiões movidos por “paixões desenfreadas”, quando o “instinto” “fala” mais que a razão, o que não nos compete julgar, pois cada um viveu as suas experiências, apesar de tudo, temos que aceitar que este personagem tão importante para história do Brasil, que foi o “agente” de nossa independência cumpriu o seu papel, para tornar um país livre, após mais de três séculos da condição de “colônia” de Portugal...

O personagem principal deste segundo volume, - Dom Pedro I - viveu tão somente neste plano 35 anos; uma vida com difíceis decisões, pelo complexo quadro político de sua época, mais que no final o Brasil saiu ganhando, pois deu os seus primeiros passos para sua independência; que com certeza têm ainda um longo caminho a ser percorrido para que se liberte em definitivo das “amarras”, que o “asfixia”, de uma nação mais solidária, em que realmente os que governam, não criem - como foi no passado - “leis” que deem a estes privilégios que jamais serão repassados ao restante da sociedade, que não deixam de ser “privilégios” de uma minoria em detrimentos de muitos; não é suficiente mudar-se tão somente o “regime” Monárquico” para o Republicano...

É preciso fazer as efetivas “mudanças”; que os “temas” que sempre vêm à torna no período em antecedem as eleições; Transporte Público de qualidade, bem como Saúde, Educação, Segurança, cujas reais causas são extremamente complexas, pois a nosso ver têm solução com uma educação de qualidade...

Finalizando nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, o nosso Estado continua tendo um dos pedágios mais caros do Brasil, pois a partir de amanhã, vai passar a R$ 15,40, de Curitiba as praias, o que convenhamos, é valor extremamente alto, em comparação ao visinho estado de Santa Catarina, que não passa de R$ 1,50; o contribuinte se sente duplamente tributado, pois paga inúmeros impostos para serem aplicados em rodovias; o CIDE, por exemplo...

Um bom final de semana aos nossos prezados leitores (as)

Curitiba, 30 de novembro de 2.013 - Reflexões do Cotidiano - Saul * Hoje é 21 de novembro de 2015, muito embora escrevemos a dois anos, o seu “conteúdo” não perderam a “validade”...

http://mensagensdiversficadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.nt

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/11/2015
Código do texto: T5456370
Classificação de conteúdo: seguro