Mormaço

Nunca soube o seu veradeiro nome, só o conheci pelo apelido: Mormaço. Era engraxate e fazia toda sorte de serviços pesados, além de ser o gazeteiro do partido comunista. Sim, ia me esquecedo, era também o fogueteiro da oposição ao PSD. E mesmo sem instrução era comunista convicto. Era pai de um famoso jogador de futebol de Arcoverde, João de Mormaço, era o nosso Dequinha (alusão ao famoso centerhalf do Flamengo do Rio), esse cara ainda jogou no Piauí e foi treinador do Flamengo do Piauí. O Mormaço pai era um homemm muito tranquilo (e o filho também).

Mormaço era um sjeito que tinha um apetite descomunal, comia feito um esméril como se dizia naquela época.

Bom, numa campanha política para prefeito, em 1959, os comunistas apoiaram o candidato do PTB, este era forte na cidade, mas fraco na zona rural. Então a oposição focou a campanha nos sítios. Meu pai conhecia um sukeito que tinha um sítio num dos distritos, marcou um comício para o lugar. Providenciaram tudo, inclsuive o bode para a tradicional buchada na casa desse amigo de pai. Mandaram Mormaço na frente pra solyar os foguetões e animar o pessoal. A comitiva chegou mais ou menos ao meio-dia, fizeram o comício, por sinal muito animado, e rumaram para a casa do sujeito amigo do meu pai para comer a buchada. Lá chegando, o dono da casa recebeu a caravana, mas disse ao meu pai: - Major, só sinto não poder mais oferecer a buchada. Pai perguntou o motivo. Ele respondeu: - O fogetero comeu ela todinha, depois comeu 27 bananãs anãse tomou uma quartinha d'água. Os componente da campanha ficaram tristes, mas havia uma galinhas ciscando na porta e o locutor perguntou se não era possível mandar matar umas galinhas. Foi a salvação da lavoura, mataram meia dúzia de penosas e mataram a fome. Nunca mais mandaram Mormaço na frente soltar foguetão. Tenho saudade daquela época. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/11/2015
Código do texto: T5454158
Classificação de conteúdo: seguro