CARTA AO AMIGO RECANTISTA.

Bernard Gontier, amigo de densidade em interlocução que dá partida para o andamento da boa conversa, ou a engloba e discorre, sem títulos, vontades pretensiosas ou monopólio de verdades, como fazemos todos, sem vestimentas especiais, desnudos no que cremos e longes de agregar passos definitivos sobre temas, o que envolveu recentemente nossa querida Ana, aguerrida e independente, o Cláudio e sua visão macro e você do nicho de uma filosofia abrangente, que se enaltece por frequentar com gáudio outros planos a que poucos tem o merecido acesso.

Hipocrisia é vasta gama vocabular que indica poder ofensivo ou não. As de poder inofensivo praticamente são vizinhas de quase todos, não ferem, não têm poder destrutivo, fazem parte do homem em sua vaidade, por vezes tolas, por vezes necessárias, até para ensinar, caminham em entrelinhas, metáforas e indução.

“O Plano é maior do que o homem. A meta do homem é atingir o Plano.”, sua dicção de habitual propriedade.

Na sua frase a centralidade da humanidade que nada de braçadas fortes para atingir planos, muitos, não o MAIOR, sei que é o por você referido, o espiritual, que movimente e seja mecânica do passageiro por ser material.

Há um plano maior que nem todos dele se acercam ou com ele se preocupam minimamente. É a tal hipocrisia de muitas cores, agressivas ou não, a “máscara” do teatro romano.

Que cada um viva com ela pela escolha e suporte seu peso.

A hipocrisia é irmã do egoísmo e dona de muitos pecados ,capitais ou não.

Dante era filho de Alighiero, da nobreza, e de Bella, senhora modesta. Nasceu na iluminada Florença, berço de tantos gênios. Sua influência é tal que a língua italiana é nascida do vernáculo que (entre vários dialetos que se falava na fragmentada Itália) se falava em Firenze, o florentino, e nominou-se “dantesca” a língua que passou a vigorar na Itália politicamente unificada.

Sua obra é considerada o segundo monumento da literatura mundial, sendo a Bíblia o primeiro.

E Dante revela a Virgílio seu Inferno. Não sem antes Virgílio ficar em dúvida se devia fazer essa visita, purgatório e inferno, para chegar ao céu, lhe faltava força e ânimo para tanto, e questiona Dante, e este ao socorrê-lo na floresta escura diz que sua Beatriz e por inspiração dela que está no céu viera recebê-lo para guiá-lo e terão a proteção de Deus nessa saga da travessia.

E querendo falar Virgílio com os que estão no vestíbulo do Inferno Dante não permite, local onde estão pusilânimes, indecisos e egoístas. E pegam o barco comandado por Caronte, demônio, para atravessar o Aqueronte, o Rio do Inferno em seus vários círculos.

O poeta aterrorizado com o espetáculo infernal que assistia perguntou “quem são aqueles?”, disse Dante: “São os que viveram sem infâmia e sem louvor, são egoístas que só cuidaram de si, só viveram para si. Não feriram ninguém com o mal, mas negaram-se a praticar o bem. Do bom não foram amigos, mas do mal não mostraram-se inimigos”. O inferno não os quer, disse Dante, são ignorados por tudo e todos, a misericórdia os repele. Triste sina. São os esquecidos do "PLANO ESPIRITUAL".

Hipocrisia habita essa forma de egoísmo, indiferença.

Em um dos círculos, Caifás está pregado no chão por três estacas, e uma procissão de hipócritas em seu interminável desfile, com capas pesadas de chumbo, pisam em seu corpo. A hipocrisia como pecado e pena de terceiros, binária, que só Dante poderia compreender...

Não existe quebra-cabeça quando se compreende com largueza como é de sua índole, ainda que nós, com nossas visões apequenadas porque fragilíssimas sendo humanas. Quando estamos aquém da hipocrisia que fere e eventualmente vizinhos da que não passa da aceitável condição humana, caminhamos para o plano “que é maior do que o homem." “O fator religião e a praga de derivados, ou antes, aberrações..”, fiquemos longe, nada além disso.

Abraço fraterno Bernard.

---------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO SOBRE HIPOCRISIA,CONVICÇÃO.DANTE E DIVINA COMÉDIA.

-18/11/2015 23:32 - Bernard Gontier

Não é texto fácil, Celso. Para mim, ao menos. Quebrei um pouco a cabeça ao lê-lo, e quebrarei mais um pouco ao comenta-lo. Acho que as diretrizes da hipocrisia estão por si, dispersas, sem rumo. O mundo fast food produz non senses em pencas, tal qual o mosquito da dengue. Domingo vi um comentarista político abismado com o baixo nível do debate político norte americano. Ele disse que há poucos anos atrás era praticamente impensável alguém falar alguma asneira em publico e ficar por isso mesmo. Está acontecendo hoje. Isso lá, aqui então, sem comentários. O fator religião e a praga de derivados, ou antes, aberrações, como o EI, é mais um tentáculo da mesma raiz da superficialidade arraigada a exaustão. Hoje mesmo, num humilde centro comercial paulistano, vi um lojista com o lay out barba e aparatos, jovem, ao celular, quem poderá dizer que isso não passa de um modismo, como calças bocas de sino nos 70 ao invés de convicção? Hipocrisia = vazio, penso eu, isso quando não desliza para o passar a perna no próximo, ou pende para a fanfarronice por cacoete (ou por convicção). Já o Cristo, bem esse é um departamento sério, o ser Cristico, a consciência cristal, a meta de todo ser humano na sua soma de encarnações, acreditem, não acreditem, pouco importa. O Plano é maior do que o homem. A meta do homem é atingir o Plano. Quanto a arte na web, ou sem web, poesia, escrita, música, etc., bem, você disse tudo. Fico devendo Dante, que nunca li, mas confio no seu veredito. Abraços e boa noite.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/11/2015
Reeditado em 19/11/2015
Código do texto: T5453946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.