A doçura de um momento

Um passarinho parou em meu ombro, e começou a falar em meu ouvido, que os momentos da vida são como uma gota de mel... Levam muito tempo para serem construídos, não vêm de única fonte, nem através do esforço de um só ser, nem tão pouco trarão benefícios a uma única forma de vida. Quando um fato se concretiza, ele já caminhou anos luz para acontecer. O que está pronto agora, não apareceu do acaso, foi molecularmente formado embora parecesse só virtual.

Um simples pensamento, não é tão simples assim. Como é formado, que tempo que ele percorre, que tempo para ser contado, por que tantas diferenças num mesmo acontecimento entre sua ocorrência mental e sua narrativa? Por que o tempo, tão rapidamente se modifica? Por isso há que se pensar e valorizar a composição das coisas, e aproveitá-las, pois depois de provada nunca mais se virá ao paladar o sabor daquela mesma gota de mel. Aquele sentir, aquele provar será único, não haverá outra oportunidade.

Como viu que fiquei extremamente espantada, fez-se de despercebido e continuou a falar-me. Cada momento da vida é único como aquela gota de mel, porque vêm somente daquelas plantas, foi carregado naquele único percurso, que não poderá jamais ser refeito. Aquela abelha poderá trilhar mil vezes o mesmo caminho, mas nunca conseguirá fazê-lo do mesmo jeito. Cada intensidade e sabor, só têm uma única chance de serem feitos, é naquele momento ou nunca mais.

De repente o passarinho silenciou. Ficou mudo, pousado em meu ombro. Olhava para frente como que contemplando o infinito, parecia pensar longe. E eu tentava descobrir qual seria a próxima palavra. Mas ele não falou. Bateu asas, e o vi rapidamente sumir no horizonte...

A gota de mel já estava pronta. Deixou-a para nós. Basta-nos saboreá-la.

Zelma Werneck
Enviado por Zelma Werneck em 18/11/2015
Código do texto: T5453226
Classificação de conteúdo: seguro