DE ONDE VÊM AS RESPOSTAS DE PONTA DE LÍNGUA?
DE ONDE VÊM AS RESPOSTAS DE PONTA DE LÍNGUA?
Certa feita um colega de profissão reclamou que eu sempre tinha uma resposta na ponta da língua, quando tratávamos de um sistema de boletins de ocorrências e a cada proposição dele eu interpunha um argumento contrário.
As respostas da maioria das pessoas eu não sei de onde brota, mas as minhas brotavam e brotam de muita análise, meditação e estudo, portanto quase sempre antevejo se acontecerão determinadas providências e se acontecidas darão certo ou não, claro que tudo dentro de uma margem de erro, bem compreensível quando as coisas são tratadas por humanos.
Ultimamente tenho contra-argumentado sobre o tal CCP - Ciclo Completo de Polícia, contra-argumento baseado na dificuldade das polícias militares de fazem frente a missão principal e constitucional que é a prevenção. Então sobre esta dificuldade obviamente que será pior, pois se já não há recursos materiais e humanos, fará muito menos investida de todos os afazeres do Ciclo, tais como, demandas cartoriais, de custódia e investigatórias.
Por outro lado, desde o início do milênio são propostas de emenda à constituição, sobre emendas, uma verdadeira torre de babel, uma não se enquadra com a outra, mas todas de certa forma vão sendo apensadas numa única, ou por tratarem do ciclo, da polícia única ou das guardas municipais.
No emaranhado de propostas percebe-se que não haverá ciclo completo sem polícia única, portanto matando numa única decisão, as polícias militares e justiças militares estaduais, assim há hipóteses e interesses para todos os gostos.
A maioria dos movimentos da proposta foram por apensamentos e desapensamentos e ultimamente pela realização de seminários tratando do assunto, que por sinal vai longe.
Enquanto isto não são encontradas soluções para que as polícias militares retomem a prevenção ao acontecimento de delitos, através do patrulhamento ostensivo fardado é o que clama a sociedade, no dia que a Brigada Militar completa 178 anos, que pelo andar das propostas de emenda à constituição poderá ser um dos últimos, para tristeza da maioria e deleite de alguns!