A SOPA

Crónica

Espero que esta crónica tenho o mesmo sabor das sopas. Para mim é saboroso escrever sobre as sopas. É um prato de entrada completo que deve fazer parte de todas as mesas de refeição. Desde criança que como sopa. Em África, onde nasci e cresci, havia o hábito na nossa casa, de comer sopa. Predominavam as sopas brancas, de grão, feijão verde, peixe, mariscos, arroz e massas, etc...Meu pai comia com frequência esta última sopa a que adicionava vinho tinto. Em Portugal onde estive a estudar durante cinco anos, também abríamos a refeição com sopa. Eram sopas mais completas e substanciais. Recordo o tempo de férias, quando ia passar largo tempo com minha avó numa aldeia da beira interior em que a sopa habitual era forte e muito saborosa. Entravam na sua confecção, feijão inteiro, couves, enchidos e toucinho. Era uma sopa escura e bastante alimentícia. Era acompanhada com broa de milho com que combinava bem. Hoje ainda na minha casa começamos a refeição com a sopa, que delicia meus netos com a sopa da avó.

De um modo geral, os portugueses são apreciadores e consumidores de sopas. Porém ainda há alguma resistência de parte da população com mais poder de compra, que despreza a sopa, trocando-a por entradas variadas e contraproducentes. As pessoas de bolsas modestas são as que mais consomem sopa. Este prato já se tornou como que obrigatório nas cantinas escolares e deveria generalizar-se o seu consumo a outras níveis.

Para fechar a minha crónica, passarei a citar algumas sopas que fazem parte da dieta mediterrânica: sopa de peixe, sopa de ovo, sopa à lavrador, sopa de grão, sopa de feijão, sopa de castanhas, etc...; para consulta dos muitos cremes e sopas, recomendo o site www.gastronomias.com. Resta-me desejar bom proveito com as sopas que vos irão por certo deliciar.

Ruy Serrano - 16.11.2015

Ruy Serrano
Enviado por Ruy Serrano em 17/11/2015
Código do texto: T5451430
Classificação de conteúdo: seguro