Água de Chocalho

Estou na contramão, meio empazinado de tanta informação. Prefiro evitar osassuntos da moda, aqueles mais sérios e que são alvo da atenção da maioria. Sim, porque hoje no Brasil, me desculpem a franqueza, tem muita gente que bebeu água de chocalho (um professor sempre me dizia que era "em chocalho", besteira dele, prefiro a língua do povo). Todo mundovirou expert em economia, finanças, política, relações exteriores, investigações da Lava Jato, cidadania, medicina, corrupção, sexo e o escambau. Há um excesso de blablablá. Pinta um problema lá em Marrakesh ou na caixa prego e os experts ficam excitados, frenéticose entram num surto de frisson opinativo. E haja pitaques e opiniãotipo óbvio ululante. Sabemde tudo são uns porretas. E tome besteira. Quando começamnão param devido a terem, emcriança, tomado água de chocalho.

Mas comeceia notar algo hilário: são quase todos da mesma opinião. Poderiam até fazero seguinte, o primeiro expert daria a sua opinião eo segundoaté o últimoapenas diria ou escreveria a palavria idem. Só isso. Não há quase nenhuma divergência talvez no tocante a uma vírgula,crase, colocação de pronome..., mas o teor é o mesmo. Parece um comportamento manada. A diferença é apenas ima: algus beberam mais água de chocalho do que outros,daí serem mais prolixos na exposição da mesmice.

Acho intressante que no tempo da liberdade quase total de expressão,quandotodomundo que seliga nainyternet pode exporsuas idéias,não haja debate, todos pensam igualzinho, por isso de duas, uma: ou todos estão teleguiados pelo Grande Irmão imaginado por George Orwell no romance 1984, uma hipótese possível,o grande irmão seria a mídia, ou então está havendo um surto de unanimidade.E Nelson Rodrigues já dizia: "Toda unanimidade é burra". Ei achoque além de burra é fascista.

Sobre a expressão água de chocalho, diziam antigamente que quando nascia ummenino (ou menina) que tinha dificuldade de falar, as mães lhe davam água num cocalho, ai ele começava a falar mas nãoparava mais.

Vocês já assistiram um pedaço de sessão (digo pedaçoporque éimpossível assistir uma sessão inteira ) do senado federal? Todos ossenadores e senadores beberam água de chocalho.

Pessoalmente, dou a mão à palmatoria (ou ao chocalho), so não falo sem parar porque tive um problema numa corda vocal e por causa da asma, e só não escrevo semparar porcausa das mãos trêmulas. Eu acho que bebi água de cocalho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/11/2015
Código do texto: T5451169
Classificação de conteúdo: seguro