JE SUIS BRÉSILIEN
Claro que, como toda e qualquer pessoa de bom senso, eu também fiquei indignado com a atuação dos terroristas em Paris nessa sexta feira 13...
Todavia não pintei as minhas fotografias nos perfis da web com as cores da bandeira dos franceses nem fui participar de atos públicos de repúdio pelo simples fato de que no Brasil temos motivos de sobra para nos pintar com as cores verde e amarela, no entanto não o fazemos.
Talvez por estarmos acostumados, (bem mal acostumados, diga-se de passagem) com toda essa bandalheira governamental, roubos astronômicos, conchavos de classes dominantes, privilégios, concentração de renda, leis frouxas, séculos de crimes contra os brasileiros espoliados da sociedade e entregues às consequências de uma vida miserável, analfabeta, pobre, doente, desassistida, sedenta e faminta.
Por conta do colonialismo cultural, as pessoas se sentem "obrigadas" a evidenciar através de imagens, o sentimento de indignação gerado pela violência em qualquer parte do mundo aos ícones primeiromundistas, mas fecham os olhos às próprias enfermidades sociais ou quando essas mesmas ações de terroristas são perpetradas contra africanos ou asiáticos componentes do terceiro mundo.
Essas pessoas esquecem (ou desconhecem mesmo) o que a História evidencia: na raiz de tudo isso há a revolta dos oprimidos por tudo o que os europeus fizeram, fazem e farão com os demais povos do mundo.
Existem também o fundamentalismo religioso (100% alienante), a xenofobia e a barbárie que caracteriza o ser humano, que independente de motivação, determina que o diferente deve ser eliminado.