Uma Cônica Nota Dez

Um amigo de Arcoverde me disse que estou sendo muito radical nas criticas que faço aos puxa-sacose perseguidores dos humildes. Ele pode ter ceerta razão, as vezes exagero. Mas sempre estive em boa comanhia. Sou apenas um gandula dos grandes craques que se preocuparam com esses fascistas matutos. Para provar o que estou dizendo vou transcrever uma crônica do saudoso Professor e Contista pesqueirense Potiguar Matos,o sujeito que me apelidou de Dartagnan, para mim o maior dos escritores da nossa Pesqueira. A crônica tem por título "Lata de Lixo". É o seguinte o teor dela:

"São gamados nos berloques do poder. Respiram, apenas, o oxigênio dos palácios. Nas antecâmaras se acomodam solertes, empurram-se irados, babujam asmesmasadorações solenes,inquietos, sôfregos, temerosos... Se acaso lhes cainas mãos um farrrapo de mando,transmudam-se em carrancas de empáfia e soberba. A sombra do poderos embebeda e alucina. esquecem favores, mordem as mãos que os protegeram, enrodilham-se como cascáveis, ciosos das prerrrogativas, prontos a deferiro bote traçoeiro... Deles são o poder e a glória: não existem per se. Gelatinosos, esponjosos, flácidos, moles, recobram o viço e força nos báfios do oficialismo, crescem em fatuidades e orgulho, dementados e cegos. É como se ocoresse uma estranha lei de compensação moral:tanto se rebaixaram e refocilaram ante os grandes, tanto necessitam agora coruscar prestígio e importância.

"Ainda aí a tara invencivel de sarfadana se faz presente e atyuante: esmagam apenas os pequenos;pisam só os humildes; luzem grandeza ante os fracos, os pobres, oZé Ninguém sofrido e abandonado, que teve a desventura de necessitar deles, de bater às portas dos serviços públicos que transformaram em modura da sua celebridadezinha de anões.

"Acicata-os, permanentemente, o medo do ostracismo. Longe dos palácios,ganemcomo cães. A fome danada de posições desumaniza-os, o pavor da planície limpa e honrada atira-os numa ioga louca de contorsões e curvaturas, de salamaleques e rastejamentos...

"Constituem uma faunacuriosa e edificante. Existirão sempre. À maneira deles,triumfarão sim. Se nao lhe é ossível no palácio permanecerem com dignidade, dos palácios,entretanto, jamais sairão. Governe entre, Governo saia,lá ase encontrarão inalteráveis, álgidos, invetebrados,tudo absorvendo e suportando, são as latas de lixo do poder".

Falou e disse ogrande Potiguar Matos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/11/2015
Código do texto: T5450041
Classificação de conteúdo: seguro