O HORROR! O HORROR!

Nunca foi tão necessário reassistir ao filme de Coppola,"Apocalypse Now", inspirado no romance de Joseph Conrad, "Coração das Trevas". É um filme sobre o horror da Guerra do Vietnã. Um inferno inventado pelos EUA. Há uma cena em que o coronel Kurtz (papel vivido por Marlon Brando), enlouquecido, diz: - O Horror! O Horror!

Foi do filme e principalmente dessa cena que me lembrei ao ler e ver na tevê as matérias sobre os atentados praticados pelo EI em Paris. É o inferno da guerra. Uma guerraque se me afigurapior que a do Vietnã porque esta ficava limitada só àquele país, e a de hoje atinge o mundo inteiro. É um conflito global.

Nada justifica a retaliação e atyentados do EI, é algo estarrecedor e irracional.Merece o repúdio do mundo todo. Mas é preciso também ter a mesma postura em relação aos bombardeios e agressões do EUA e países ricos a países árabes. Lá eles bombardeiam escoplas, hospitais e toda espécie de templos e logradouros públicos assassinando pessoas civis inocentes. E fazem isso, como no caso da Guerra do Iraque, com base numa mentira. Mas não se condena esses assassinatos como se condena os perpetrados pelos árabes. Dois pesos e duas medidas.

Por que os EUA e outros países, caso da própria França, se metgem nos conflitos árabes, em especial na Síria? Por quenão deixamos sírios resolverem os seusproblemas? A rfesposta dói mas é verdadeira: atacam e bombardeiam o EI na Síria por causa do mercado. Foram os EUA e os países ricos que inventaram o EI.

Resultado, criou-se ujma guerra mndial. ED nela spó quem moprre são pessoas inocentes. De um lado e de outro. A imprensa nuncaanalisa as raízes do problema, ela é pau-manddo do mercado. A verdade é que não se resolve o problema com os árabes com armase com a imprensa, mas com um amplo acordo de paz, onde fique estabelecido que os aíses ricos não podem intervir nos conflitos entre árabes. Se isso não ocorrer não é preciso ser um expert em geopolítica para concluir que os atentados vão continuar, mais gente inocente vai morrer porque arma nenhuma é capaz de vencer uma fé, uma crença, o fanatismo. É preciso respeitar a cultuira desse povo,deixá-los resolver seus problemas intgernos.

Infelizmente vamos a cada atentado exclamar o que disse o coronel enlouquecido Kurtzno filme famoso: "O Horror! O Horror!". E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/11/2015
Código do texto: T5449640
Classificação de conteúdo: seguro