Cactácea

No BNB sempre trabalhei na carteira ruiral. Quando comecei não sabia nadinha sobre as lides rurais, mas como admirva o povo do campo aprendi muito com ele sobre a agropecuária. Depois de algum tempo já discutia os pleitos deles com facilidade.Foram meus professores. Se tenho saudades do banco, além dos colegas, é do pessoal do campo.

Comigo trabalharam alguns colegas, a amioriadeles sem afinidade com o pessoal do campo. Mas um deles tinha e muito, também, pudera!, era o fiscal, um técnico agrícola qe fiscalizava as popriedades rurais dos benefciários decrédito. Era competente. Uma figura, mas quando elaborava os seus laudos gostava de empregar palavras difícies, umabesteira, mas uma vaidade dele. Quando entregava os laudos eu passava esse material para umcolega muito competente na parte burocrática,cobrança dos débitos, elaboração de cartas e pareceres nos laudos. Num deles o colega burocrático encontrou uma "irregularidade": "o cliente não concluiu toda a área da cactácea financiada". O burocrata não teve dúvida, fez a carta padrão chamando o cliente com urgência à agência e por conta própria, sem dpúvida impressionado com a palavra cactácea, introduziu um item afirmando que caso a pendência anão fosse regularizada o banco tomaria as medidas cabíveis, inclsive de ordem jurídica.

No outro dia o cliente riscou na agência, fumaçando. Era Nezinho Claro, um mulato muito espirituoso, alegree correto. Eu só o chamava de "a cobra que mordeu belo", porque era assim que ele designava um homem corajosos. Estranhei o comportamento dele, mandei que sentasse e peguntei qual era o problema. Ele me mostroua carta que falava que a área da cactácea não havia sido concluída, dos 10 hecatares apenas 9,5 ha estavam concluídos, e li também o item acrescentado pelo burocrata. O fiscal estava presente, então perguntei a ele, cabra velho, era assim que o chamava, o que é cactácea? Ele estava de cabeça baixa e respondeu baixinho: - É palma.. Ninfguém aguentou,todo mundo riu, até a cobra que mordeu Belo. O fiscal ficou meio chateado, calado, mormurou até que ia modificar o laudo porque 95% da palma,não falou cactácea estava pronta. Nezinho saiu ainda rindo, mas disse que ia terminar a área.

Desse dia em diante o fiscal não colocou mais o termo cactácea, mas ganhou um apelido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/11/2015
Código do texto: T5449299
Classificação de conteúdo: seguro