RESILIÊNCIA

Na psicologia, resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão seja qual for a situação. Assim ser resiliente é ter a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. O termo ‘resiliência’ vem da física e significa a propriedade que alguns corpos possuem de voltar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Desse modo o resiliente depois de sofrer algum dano na vida, seja ele material, físico, ou espiritual, enfrenta o problema, se necessário recomeça tudo de novo. Noutras palavras, "dá a volta por cima".

Ser resiliente difere de ser resistente. O resistente permance firme, sofre calado, como aquele ditado: “o bom cabrito não berra”. No entanto, não volta a condição anterior, não avança, permance sempre na mesma situação. Para ser resiliente, precisa-se de esperança e paciência, duas virtudes necessárias a resiliência.

Pode parecer muito simples, mas a esperança é a condição primeira que um ser humano precisa para retornar a posição anterior da vida quando nocauteado por algum acontecimento catastrófico. Jó, 2000 anos A.C. graças a esperança consguiu suporta tamanho infortúnio, ao perder todos os seus bens (casa, fazenda, animais), e, inclusive, a própria família. Ao final disse Jó: ¨Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra¨, Jó 19: 25. Desta forma Jó recebeu em dobro tudo o que havia perdido. Em romano 12: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Alegrar-se na esperança é ter a certeza de que a luta e o fracasso não são o fim, mas o começo de uma nova etapa.

A paciência é a capacidade de saber esperar por um momento certo e melhor para agir, de saber ouvir com calma, de se libertar da ansiedade, de persistir em uma atividade difícil e poder acreditar que irá conseguir atingir o objetivo, como diz Benjamin Franklin (1706-1790): "Quem tem paciência, obterá o que deseja”. Paciência não significa conformismo. Aquele que possui a virtude da paciência sabe esperar o curso natural das coisas; assim não fica passivo diante de situações desrespeitosas sem perspectivas de mudança por se acostumar a situações aparentemente favoráveis. ¨... Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu...¨, Tiago 5:11. Jó só conseguiu voltar ao primeiro estado ou à normalidade do dia-a-dia, porque tinha esperança no Senhor e foi paciente na tribulação. Há um ditado francês que diz que“a paciência é amarga, mas o seu fruto, doce”.

Em Romanos 5:3-4: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.”. O apóstolo Tiago, ao exortar sobre a paciência e a esperança usa a figura do lavrador para ilustrar a importância destas virtudes, 5: 7: ¨Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e últimas chuvas¨. Estamos sempre sujeitos a intemperes da vida que chega sem ao menos avisar, as coisas acontecem e de forma que não se imagina. Henry Ford (1983-1947) disse: “Um fracasso é apenas a ocasião de começar uma nova tentativa com mais sabedoria”.

A pessoa resiliente é aquela que sabe: não se pode controlar os ventos que sopram o barco, mas é possível ajustar as velas para chegar ao destino. Destarte, o resiliente é capaz de enfrentar e superar crises, obstáculos e adversidades com serenidade em situações de estresse. Thomas Edison (1847-1931) um dos maiores inventores da humanidade afirmou: “A nossa maior franqueza reside em que temos a tendência de abandonar. A maneira mais segura para conseguir atingir os objetivos é: tentar uma vez mais”. O resiliente faz a sua própria história, não desisti da batalha, porque o desistente não faz história.

J. Barsanulfo Nery

Barsanulfo
Enviado por Barsanulfo em 14/11/2015
Código do texto: T5448474
Classificação de conteúdo: seguro