CATÁSTROFES: NATURAIS OU PROVOCADAS... 18h06min

.

As catástrofes, no primeiro caso mencionado ao título desta nossa sucinta Reflexão do Cotidiano, sempre existiram, pois acompanham a “história” do nosso abençoado Planeta, desde os primórdios de sua criação. A Terra está em constantes mutações, “acomodações”; entretanto no segundo caso, que nos referimos, podem ser provocadas pela ação do próprio homem, as guerras, e aquilo que ocorreu recentemente na cidade de Mariani, - MG- segundo o que foi noticiado no Bol: “restaurar a Natureza tomada por lama é impossível; o Rio Doce pode desaparecer”...

Não deixam de serem desastres ambientais provocadas pela ação do homem, além das perdas de vidas, há a destruição do meio ambiente, das espécies das águas e em terra, interrompendo o ciclo de suas vidas...

Pelo que se noticia isto também já ocorreu em outras ocasiões no mesmo estado de Minas Gerais, que tem mais de 170 “represas”, que acumulam os resíduos na extração do minério de ferro, havidamente consumidas no mercado nacional e internacional...

A Vale, a estatal que foi “privatizada”, no governo FHC, com recursos públicos, supervalorizou-se após isto.

Este desastre ambiental se noticia que a princípio terá uma pesada multa de trezentos milhões, que infelizmente não vão conseguir reverter o desastre ambiental de conseqüências inimagináveis; que fiquem a “lição”, para se terem maiores cautelas, para que isto não venha a se repetir...

A nossa “Casa Estelar” tem limitados recursos, que devem ser feito com coerência e sustentabilidade, pois os recursos são limitados; não se pode ver tão somente o momento presente: avidamente a busca do “lucro” e as gerações que nos sucederem?!

O assunto não se esgota com o nosso limitado enfoque, mas, diante das notícias, dos dramas existenciais, não podemos nos omitir, e dizer algumas palavras; no atual momento de Transição Planetária, há aqueles que somente pensam em si, “todos os meios justificam os fins”, desde que se alcancem os “lucros”, mesmo que isto interfira na própria harmonia do meio ambiente... 18h41min.

Um bom final de semana aos nossos prezados leitores (as)

Curitiba, 13 de novembro de 2015 - Reflexões do Cotidiano - Saul

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/11/2015
Código do texto: T5447951
Classificação de conteúdo: seguro