ESCOLA, REALITY SHOW ?

A minha escola fica no bairro Redentor desta cidade de ruas que se cruzam como se fosse tabuleiro, um tabuleiro que se equilibra sobre as colinas da Franca do Imperador.

Na escola, a diretora dirige, a coordenadora coordena, os professores professam e os alunos alunam.

Tudo se aprende nesta escola porque no entorno estão as antenas de rádio e televisão de todo o país, dizem que é perigoso... Acredito que seja o peso das ondas e não o peso das estruturas que podem cair se o vendaval.

Aprende-se muito na escola também porque os muros, com suas teias de arame-farpado e pontas e setas cortantes, não deixam o conhecimento fugir.

Quando saio da porta pra fora, saio alunando, meio alunado. Saio da escola professando meu desencanto e dou de cara com a realidade da rua, do bairro. A realidade da cidade decorada pelo azul desbotado do horizonte distante.

É quando eu penso: "será que estou dentro de um reality show?

Mas logo percebo que não, se fosse teríamos patrocinadores e empresas de olho nos talentos da rapaziada que não pode ser fotografada nem filmada porque isso de mostrar menor sem autorização nas redes sociais dá cadeia.

Coisa série isso de falar de cadeia, ninguém quer ficar preso.

Só os livros ficam presos, eles ficam na biblioteca que é o lugar deles. Ainda bem que dentro da cabeça de quem não lê existe muito espaço para ser preenchido.

Quando saio da porta pra fora e vejo os outdoors que tapam a vista do que está no mais longe, mais longe da porta da escola, destampo o guarda-palavras e decido caminhar um pouco.

Antônio B.

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 13/11/2015
Código do texto: T5447310
Classificação de conteúdo: seguro