QUANDO O “SER” SE SOBREPÕE AO ”TER”...

(Das Agências jornal de 26/11) “Ex guerrilheiro tupamaro, passou 14 anos preso, vive na pequena chácara nos arredores de Montevidéu com sua esposa, onde cultiva flores e hortaliças que vende nos mercados locais. Este é José Mujica, de 77 anos, presidente do Uruguai. O chefe do Estado uruguaio é pessoa bastante atípica, especialmente para um político tão importante. Dos US$ 12,5 mil mensais que recebe, doa 90% para a construção de casas populares. Quando não está realizando trabalhos oficiais, o chefe do Estado faz questão de dirigir o seu próprio carro, um fusca azul, de 1.987, avaliado em pouco mais de US$1.000”...

Transcrevemos na íntegra parte do enfoque que tem o título: PRESIDENTE DOA SAL ÁRIO. Não deixa de ser uma lição de vida; é alguém que o “ser” está acima do “ter”; aqui muitos políticos acham que ganham pouco e criaram para si o décimo quarto e quinto salários anuais, (além do décimo terceiro.) que não deixa de ser um privilégio de poucos em detrimento de muitos...

No Youtube, há um pronunciamento deste Presidente, quando do encontro de vários países, realizado neste ano, no Rio de Janeiro; de improviso, durante perto de dez minutos fez observações importantes, analisando alguns aspectos do comportamento humano, no político, social, na economia que indiretamente a todos envolve... Concluindo, que é preciso buscar novos valores da sociedade; os governos, são “reféns” do “mercado”, e que há uma política exarcebada ao consumismo sem limites... O Planeta dispõe de limitados recursos; o que é realmente necessário, - completamo-nos. - e aquilo que é o supérfluo... Bem sabemos que é difícil se chegar há denominador comum, diante da complexidade deste momento em que a humanidade está passando, mas, certamente acreditamos na “força” inexorável do Progresso, que há de vencer estes desafios e haveremos encontrar “caminhos” alternativos entre o crescimento e a sustentabilidade em que as barreiras do egoísmo, das divisões das religiões, das discriminações, sejam superadas ou pelo menos “amenizadas” em que o respeito à Vida, - em todos os níveis. - seja um comportamento inerente a quase totalidade dos seres humanos...

O Natal e um Novo Ano se aproximam, e com eles a Esperança se renova em nossos corações; acreditamos que o Bem é o inevitável “destino” a que todos estão “subordinados”, pessoas e povos para que finalmente tenhamos um mundo melhor em que o “contrastes” de um mundo de “Provas e Expiações”, dê lugar em definitivo, a Nova Era do aguardado mundo de “Regeneração”... Esta é a salutar Esperança, que jamais devemos deixar de nos envolver; bem o sabemos que em muitas ocasiões, parecemos ser repetitivos; entretanto, apesar de tudo nunca é demais “sonhar”... Curitiba, 27 de novembro de 2.012 - Reflexões do Cotidiano – Saul Hoje é 12 de novembro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/11/2015
Código do texto: T5446966
Classificação de conteúdo: seguro