Esperança

Sempre achei que fé e esperança eram sinônimos. E de certa forma são, de acordo até com o dicionário. Mas, hoje, mais adentrado nos anos, comecei a fazer uma distinção entrer os dois. Ambos são imprescindíveis ao ser humano. Mas a fé se me afigura um sentimento essencialmente restrito ao sagrado. Exemplo: a fé em Deus, Nossa Senhora, Jesus Cristo... E a fé de outras religiões, inclusive as afros e as orientais.

A esperança, penso eu, é mais terrena, abrange os sonhos, utopias, expectativas, a esperança num dia novo que virá... A esperança que pode ser mesmo um sonho impossível, quixotesco, até umairracionalidade, admito. Mas é positiva. A esperança sempro penso que é anossa própria sombra a nos guiar, é nossa companheira inseparável. É ela que nos ajuda a enfrentar a dureza e as dificuldades do cotidiano. Sem a esperança o homem não vive, vegeta. A esperança é mesmo o sonho do homem acordado. A esperança nos anima e retempera as nossasforças. É ela que nos faz levantar e dar a volta por cima.

Sem esperanaça o homem pé um trapo, é como se vivesse no inferno. Disse Cronin: "O inferno é o lugar onde se deixa de ter esperança".

Uma verdade abisssal. Mas quefique claro, a esperança só funciona com a fé em Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/11/2015
Código do texto: T5446221
Classificação de conteúdo: seguro