CONTRA TEMPOS E REFLEXÕES...

Na quarta-feira, novamente um caminhão com excesso de altura, arrebentou o fio de nossa provedora de Telefone e Internet. Na quinta- feira foi solucionado. No sábado para nossa surpresa, sem que houvesse “um agente externo”, se repetiu o mesmo problema, o técnico da empresa somente pode vir na segunda-feira na hora do almoço, aparentemente, deixou tudo em ordem, ledo engano, horas depois apresentava o mesmo quadro; continuávamos sem Telefone e Internet, felizmente à noite recebemos a visita de novo técnica, e, após vários procedimentos, tudo voltou à normalidade, e esperamos que seja em definitivo...

Impossibilitado de abrir e responder os e-mails houve mais tempo disponível, para nos dedicarmos a ler e quase concluir a leitura, há algum tempo protelado, do livro de Divaldo Pereira Franco, cujo autor é o espírito de Manoel Philomeno de Miranda: Transição Planetária está na terceira edição e já foram vendidos mais de cem mil exemplares. É uma obra bem atual, que enfoca os graves acontecimentos, que, antecedem o nosso mundo de “Provas e Expiações”, para o seu ingresso do tão almejado mundo de “Regeneração”. É uma obra bem abrangente, devendo ser lida e refletida, pois todos nós estamos diretamente envolvidos, nesta ou em outra dimensão...

Este mês de março é pródigo em efemérides; desenlace do médico Roberto Silveira, (20/03/2.010) de Allan Kardec,(31/03/1.869) e ontem, dia 26 deste mês (1.827) também se deu o retorno à pátria espiritual de Beethoven.

No próximo dia 29 os 319 anos de fundação de nossa cidade, que não deixa de ser para nos curitibanos, natos ou de coração uma data importante. Já nos “aventuramos”, a escrever sobre Curitiba, duas vezes, razão pela qual preferimos dizer algumas palavras sobre este músico, que nos seus cinqüenta e sete anos de existência física, deixou um legado de inestimável valor, que, apesar de há 185 anos não estar mais entre nós; suas criações musicais, “alimentam” nossas almas, nos dando a emoção, e a crença inabalável, que o amor, a vida transcende muito mais além do que a nossa restrita visão humana das coisas materiais vislumbradas pelos nossos olhos...

Espírito extremamente sensível, aflorados desde a mais tenra idade, “*o pai e o avó eram ligados à música; aos doze anos o precoce aluno decifrara com suprema perfeição o Cravo bem temperado, Bach”.

Soube “captar”, a música, apesar de seus tristes dias. Tinha um pouco mais de vinte e seis anos, quando surgiram os primeiros sintomas de surdez, que teria que conviver, de modo irreversível até o final de sua existência. Soube, porém, vencer a deficiência auditiva, é um compositor de uma produção diversificada, muito além da normalidade, em se comparando com outros músicos da época; *“ as composições para o piano são as mais numerosas; 32 sonatas, a primeira em 1.794”. “O amor florescia fàcilmente no espírito esperançoso de Ludwig Van Beethoven. Em 1.801 conhece Giulietta Guiceirardi, uma culta condessa e dama formosa, a quem dedicou suas duas magníficas Sonatas quase uma fantasia, op. 27, e a primeira das quais é melancólica e popular Sonata ao luar”.

Talvez, no seu íntimo buscasse um verdadeiro amor, que resultasse na convivência e formação de um lar, e quem sabe até filhos, mas possivelmente não viera predestinado para isto, teria que vencer a solidão, conviver com a surdez, e dedicar-se exaustivamente a compor as músicas que deveriam fazer parte de seu precioso legado, que até hoje sensibilizam a todos que a ouvem...

...” * Era o fim duma sinfonia cósmica. O gênio se apagava com o ronco estrídulo do trovão”! Nasceu em Bonn 17/12/1. 770 e faleceu em Viena em 26/03/1. 827

*alguns dados compilados da obra Titãs da Música Volume 1 e Wikipédia

Curitiba, 27 de março de 2.012 - Reflexões do Cotidiano- Saul Hoje é 11 de novembro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Imagem: Google

Trabalhos do mês de março.

AS GRANDES CONQUISTAS DO SÉCULO XX... 2/03

CADA LIVRO COM SEUS “MISTÉRIOS”... 5/3

ESTADOS D´ALMA... 7/3

AS PROVAÇÕES DE CADA UM... 9/2

MÊS DE MARÇO E SUAS ENEVITÁVEIS LEMBRANÇAS... 13/3

O QUE PENSAVA AQUELA MENINA DE APENAS 9 ANOS? 11/3

DIVALDO ESTÁ PRESENTE NO ÂMAGO NOSSAS LEMBRANÇAS... 16/3

UM ENCONTRO E ALGUMAS LEMBRANÇAS... 19/3

DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 23/03

CONTRA TEMPOS E REFLEXÕES... 27/3

Curitiba, 319 anos!

C idade linda, retrato dos imigrantes...

U nica e admirável!

R uas arborizadas, coloridas pelos ipês, parques e praças com belas fontes.

I mponentes casarões e prédios antigos inspiram crônicas, contos e poesias...

Testemunha da história, o passado adquire vida na beleza do acervo dos Museus, na magia e mistério dos Teatros.

I maginar Curitiba encanta, enquanto escrevo, chove...

B rincar na chuva, desenhar os sonhos nos vidros da janela.

A alma da cidade está no olhar e no coração de seus moradores!

Parabéns, Curitiba, 319 anos!

Vanice Ferreira - 29/03/2012

- Quadro-Paço da Liberdade, Curitiba-PR (março/2012)

- Autora: Vanice Ferreira

- Técnica: Óleo/tela

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/11/2015
Reeditado em 13/11/2015
Código do texto: T5445921
Classificação de conteúdo: seguro