Confeitaria

Respeito as religiões, menos as que não se dão ao respeito. Mas acho que nenhuma delas´seja imprescindível ao ser humano. Por um motivo muuito simples: Jesus disse que para rezar não era preciso ir a um templo relkigioso, mas rezar sozinho no quarto de porta fechada. Resumindo é dispensável a asessoria de terceiros e o templo para o sujeito ser cristão ou religioso de qualquer espécie. Religião foi sempre um meio de vida para os que exploram a fé para auferir lucros, há as honrosas exceções, admito e reconheço. Repito: respeito algumas religiões e alguns religiosos, mas achoque o que salva é a conduta da pessoa, a sua vida, os atos que pratica, a solidariedade que oeferece sobretudo aos menos favorecidos, enfim, o que salva é ser gente, ter caráter, ser humilde e não prejudicar o próximo, nem explorá-lo.

O grande poeta, Fernando Pessoa, pela voz do seu herônimo Álvaro Campos, disse: "As religiões todas não ensinam mais que a confeitaria".

Foi uma boutade do poeta? Ele fez blague com aas religões? Exagerou? Achoque não, ele disse o que pensava, quandocomparou todas as religiões a uma confeitaria, dando mais valor a esta última. É claro que Pessoa colocou a confeitaria como algo mais abrangente.

Por outro lado, convenhamos, há um aspecto mais positivo nas confeitarias, não amargam, não ameaçam, ofertam doces e fazem isso em troca de dinheiro. Sçao mais honestos dos que vendem a salvação em troca de dinheiro. Há exceções, mas o que tem de religião de resultados e religiosos vigaristas não está no gibi. Viva a Confeitaria de Pessoa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/11/2015
Código do texto: T5445913
Classificação de conteúdo: seguro