O QUE NOS PREOCUPA ATUALMENTE

O QUE NOS PREOCUPA ATUALMENTE

Em virtude dos problemas teóricos morais não se identificarem com os problemas práticos, mesmo que, estejam estritamente relacionados, não se podem confundir a ética e a moral. A palavra ética vem do latim ethica, e do grego ethiké, e no sentido filosófico significa o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Pode ser a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, a ciência de uma forma especifica de comportamento humano. Já a palavra moral deriva do latim morale, 'relativo aos costumes', no sentido filosófico compreende o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada, conclusão moral que se tira de uma obra, de um fato, o conjunto das nossas faculdades morais; brio, vergonha, o que há de moralidade em qualquer coisa. Já na adjetivação é aquilo relativo à moral, que tem bons costumes. Relativo ao domínio espiritual (em oposição a físico ou material). Muitas vezes podemos ter um pensamento igualitário quanto ao sentido das duas palavras, mas elas diferem senso a ética a ciência moral, da esfera do comportamento humano. A moral não é cientifica, mas suas origens, fundamentos e evoluções podem ser investigados racional e objetivamente do ponto de vista da ciência. Uma é a conduta e a outra são os costumes. A moral poder ser um conjunto de normas e regras cujo intuito é regular as relações dos indivíduos numa comunidade social, podemos até exemplificar: “A moral da Antiguidade, a moral burguesa, a moral na sociedade antiga e moderna e assim por diante”. É nesse emaranhado de definições que às vezes despertam nossas atenções que a mídia trabalha. Se não for feito um trabalho bem feito e conduzido pode execrar tanto a ética como a moral.

Desemprego na capital é o mais baixo desde 2001. Ah! Se fosse verdade! Apesar dos bons índices, pesquisa aponta que 151 mil pessoas estavam desempregadas em maio passado em Fortaleza. Quer ganhar dinheiro? Se tiveres um corpo bonito e um rosto agradável faça como a ex-BBB Irislene Stefanelli que será a capa dom mês de agosto da maior revista masculina do País. A mulher quer voltar as suas origens mostrar-se peladinha como nasceu. O vil metal pode até não trazer felicidade, mas delírio para os apreciadores da beleza, sim! Seleção Brasileira consegue quebrar a bola e perde para o selecionado do México na Copa América. Que vexame meu Deus. Guerra ao tráfico no Rio de Janeiro mata pelo menos 13 pessoas no morro do Alemão, e o Pan-americano está bem próximo. Máfia do consignado: “Depoimentos comprometem governo”. Quem autorizou imoral desconto deveria ser rigorosamente punido. Como a Secretaria de Administração do Estado do Ceará deixou passar tamanha aberração? Obras do PAC (Plano de Aceleração da Economia), fazenda libera empréstimo de R$ 1,4 bilhões ao Ceará. Banco do Nordeste do Brasil (BNB) garante crédito durante o PECNORDESTE, a medida visa viabilizar negócios no âmbito do evento de agronegócio. Preso meliante acusado de comandar seqüestros. Francisco Sillviglei da Silva está preso acusado do crime de estorção mediante seqüestro. Caso Réveillon volta a esquentar debate na Câmara e Assembléia, mas logo esfria podem esperar. PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) responsabiliza Luizianne, na Assembléia Legislativa, é de se dizer: “O sujo falando do mal lavado”.

Que baboseira: “O vereador Guilherme Sampaio (PT) quer incluir no calendário oficial de Fortaleza o Dia do Saci, projeto de Lei já está na Câmara”. Assembléia aprova contas do Governo passado. Conselho de Ética aprova o Deputado federal Leomar Quintanilha para presidente do conselho de ética do Senado Federal. Procurador Antonio Fernando de Souza avalia situação de Joaquim Roriz na “Operação Aquarela”. Siba desabafa e diz não ser subserviente. O Ministro Paulo Medina, afastado do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), sofreu uma nova denúncia – a de favorecer um traficante de drogas (DN, 28 de junho de 2007/ - caderno nacional). Transposição de águas – para Geddel Vieira Lima, projeto ‘não tem mais volta’. Ceará será beneficiado com a aprovação do Senado nas mudanças das ZPES (Zonas de Processamento de Exportações). Ficamos estarrecidos quando tomamos conhecimento que o Congresso brasileiro é o terceiro mais caro do mundo. 32,49% por habitantes, situação vergonhosa é a cabeça querendo engolir o corpo com pés e tudo! Polícia investiga furtos na USP (Universidade de São Paulo) levaram tudo. Duas palavras que estão em evidência todos os dias e o dia todo: corrupção e polícia. Coração artificial, esperança para paciente terminal.

Especialista diz que o coração artificial poderia evitar o óbito de 80% dos pacientes que morrem na fila por um órgão. Oito esperam na fila por coração. Em Maracanaú servidores da educação fazem greve de fome por melhores salários. Descoberta de peças indígenas num sítio em matões caucaia ajuda na demarcação das terras da tribo dos anacés. Preso suplente de vereador por ter escondido bandido em casa. Luís Crisóstomo Lucena, vulgo “Luiz Pedro”, 82 anos teve prisão temporária decretada, acusado de ter escondido o assaltante Adriano Lopes Oliveira, o Adriano Goiaba, um dos acusados de envolvimento na morte do engenheiro civil César Romero Teixeira, o vereador foi preso no município de Pacoti a 95 quilômetros de Fortaleza. Investigação aponta conivência do Estado nos empréstimos ilegais. Mais uma corrupção à vista. Seqüestrador e pistoleiro capturados pela Polícia do Ceará: “Silviglei e Luisvânio Diógenes” são os perigosos meliantes. João Paulo perigoso bandido que fuzilou comerciante é preso pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. Número de milionários cresce 8,3% em 2006, no Brasil diz pesquisa e de pobres se perdeu a conta. Aumenta para 84 meses o prazo para compra de veículos, isso é mais um pecado do que benefício. Brasileiros reclamam sobre o abuso das tarifas bancárias. Moedas do século XIX são achadas na cidade de Tauá-Ceará.

Existem muitos fatos para mostrarmos, mas não queremos indignar mais a população brasileira com mais descasos, entre marchas e contramarchas governo acha que está beneficiando o povo, mas no duro e no duro apenas os políticos corruptos estão sujando a imagem do Brasil no exterior e matando de vergonha os políticos honestos que querem ver a população pelo menos em situação regular. No final tudo termina em pizza e assim o tempo vai passando e as providencias são empurradas com a barriga. “Ampara-nos as mãos a fim de que se abram ao trabalho, ofertando a migalha de nossas possibilidades para a construção do bem onde estivermos. Senhor, enquanto o mundo se agita na incompreensão, dá-nos o necessário entendimento de nossos deveres com a precisa força para cumpri-los”. Enquanto a corrupção assola o País a Ética e a Moral estão se esvaindo e se desmanchando dando lugar a falta de discernimento e vergonha.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 28/06/2007
Código do texto: T544468
Classificação de conteúdo: seguro