A PIPA SORRIA, E O MENINO CHORAVA... DEPOIS, SORRIA

A PIPA SORRIA E O MENINO CHORAVA... DEPOIS, SORRIA

O céu de brigadeiro, naquele junho festivo de fogueiras ao entardecer, tornava ainda mais lindo o cenário das (*1 )“ areias “ na minha cidade.

Os meninos de (*2)” gongós” amarrados com (*3)“embiras”, se entretinham com os olhares fixos no alto colorido pelas pipas que alegres sorriam num voo bonito de se ver.

Azuis, amarelas, vermelhas e verde... tantas cores a encantar os que puxavam uma linha no carretel (*4)“ensebado” e aos gritos animados sorriam na maior euforia. Somente um menino chorava e partia em disparada com o coração a sair pela boca.

Corria tentando alcançar sua pipa, que pela linha forte de uma outra pipa, cortara a frágil linha da sua.

Cêrcas de arames farpados, relva de espinhos, tôcos pelo caminho, tudo era superado, pelo desejo de recuperar seu tão precioso brinquedo. Somente quem teve a linha de sua pipa cortada na guerra com outra pipa, pode entender tamanha aflição, beirando o desespero.

Momentos mais tarde, retornava com o pássaro de papel nos braços, como fosse um ser vivente a ser embalado e com o maior carinho lhe consertava os pedaços rasgados nos galhos do caminho de seu voo livre e desordenado.

Estará em breve, pronto, novinho e remendado, para com mais cores, voar e sorrir ao

vento no céu de azul sorridente.

*1 –Areias- antigo bairro de Araguaina, onde havia um areião.

*2 – Gongós – calças curtas de meninos

*3 – Embiras – cordas finas de cipós de madeira, que servem às vezes de cinto.

*4 –Ensebado - sujos de gordura animal.

GEORGE PAULO
Enviado por GEORGE PAULO em 10/11/2015
Reeditado em 11/11/2015
Código do texto: T5444550
Classificação de conteúdo: seguro