A DIGNIDADE DE CADA UM...

Dois assuntos têm merecido destaque nos noticiários diários; o primeiro com justa razão é a calamidade que envolveu as três cidades e bairros adjacentes de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, situadas na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, que, segundo se noticia está entre as dez tragédias mundiais deste tipo de ocorrências. Não nos competindo julgar as causas; mas ajudar dentro de nossas possibilidades...

O segundo assunto mais abordado pela mídia é a aposentadoria de ex governadores; alguns substituíram os escolhidos pelo voto popular, em face de seu licenciamento por vários motivos, o período foi de dias e meses, e também, obtiveram este benefício; e se “aposentaram” com valores várias vezes superiores ao teto máximo pago pelo INSS, para aqueles que trabalharam e contribuíram várias décadas e vêem a cada ano estes valores decrescerem, em se comparando a data em que se aposentaram...

Segundo o que se comenta, isto se dá em função de Leis Estaduais, que dão o suporte Jurídico aos beneficiados. Porem, nem tudo que está dentro da Lei, têm o suporte da Ética e do pleno exercício da Cidadania...

Em face desta polêmica; ouvimos com admiração uma rápida entrevista na rádio CBN, do atual Senador e ex Governador do Paraná: A.D.

Disse que no término de seu mandado, - há 20 anos atrás. - remeteu uma carta Assembléia Estadual, renunciando aquela pensão vitalícia, e ao mesmo tempo enviando um Projeto de Lei extinguindo a Pensão dos futuros Governadores; o Projeto foi rejeitado...

Segundo ele os cofres públicos do Paraná, nestes últimos vinte anos economizaram mais de seis milhões de Reais; mas que requereu este benefício e o está recebendo há dois meses; e os valores foram totalmente doados às instituições de caridade e tem os devidos comprovantes; diante deste assunto tão polêmico, comentado nos meios de comunicações, resolveu tornar público, o motivo que requereu este benefício, que havia renunciado há 20 anos atrás e não seguido por outros ex governadores de seu Estado...

Atitudes como esta, comprovam que há políticos honestos, íntegros, em que, o valor da Ética, da Cidadania, possa, - e devem. - estar acima das Leis e dos benefícios que ela proporciona; não as considerando justas, repassa as Instituições Beneméritas carentes de ajuda...

Quem sabe, se as “grandes reformas”, deveriam vir por etapas, por que não conceder aos beneficiados tão somente o teto máximo, idêntico àqueles que tiveram décadas de trabalhos e contribuições?

Talvez fosse o começo de uma melhor justiça social: se todos são iguais perante as Leis; as exceções não deveriam ter o amparo das Leis; beneficia uns e segregam outros...

Tomamos a liberdade de mencionar aos nossos prezados leitores, o capítulo XI do Evangelho Segundo o Espiritismo, intitulada O Egoísmo.

Foi escrita em 1862, Sens, França, ditada pelo espírito de Pascal, embora já transcorressem 149 anos de sua publicação, são palavras que servem para o nosso momento atual: iremos tão somente transcrever o final do primeiro tópico.

“Que cada um, pois, coloque todos os seus cuidados para combatê-lo em si, (O Egoismo.) porque esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias deste mundo. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.” (O negrito é nosso.)

Por último parabenizamos o nobre Senador A.D. pela sua nobre iniciativa, que outros possam seguir o seu bom exemplo...

Curitiba, 22 de janeiro de 2011- Reflexões do Cotidiano. – Saul Hoje é 10 de novembro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/11/2015
Código do texto: T5444409
Classificação de conteúdo: seguro