Gente! Assaltantes em João Monlevade

Cruzcredu! É assim mesmo que mineiro fala quando alguma coisa é assustadora demais. A pronúncia é essa ai, igual foi escrita, bem rápida e emendada. E a coisa assustadora demais que anda acontecendo aqui na minha cidade é o tal de assalto à mão armada. Até “otrudia”, ou seja semana passada, isso era coisa que acontecia lá nas proximidades da rodovia ou então de madrugada. Mas é quase certo que era fato pingado. Quem queria ficar assustado com notícia de assalto, tinha que ligar a televisão e ver no noticiário das grandes cidades. No dia seguinte tinha assunto de violência: - Cê viu o trem ontem que aconteceu lá em São Paulo?

Mas, agora o trem ta acontecendo é aqui mesmo. O tom de “ Oia a novidade da cidade grande”, foi substituído pelo pavor para o qual nossa alma interiorana não estava preparada.

A coisa começou com uma chuva de execuções tanto aqui, quanto nas cidades vizinhas. Mataram outro! Era a notícia quase que diária. Onde? Ah, no pasto, no carro, no mato. Normalmente as vítimas tinham “certa intimidade” com executores, tudo parecia acerto de contas entre pessoas que já tinham passagens pela polícia. Mas o trem agora tá danado de feio mesmo! Foi depois do almoço na semana passada que dois “ de menor” entraram na relojoaria, roubaram e mataram o dono. A cidade parou! Susto! Tristeza! Revolta! Dor pela perda trágica desse cidadão, mesmo por quem não o conheceu. Sim, um trabalhador que foi executado pelos “ de menor”, no centro comercial da minha cidade, à luz do dia. Não é mais coisa de televisão. Na manhã seguinte, acordamos com mais assaltos anunciados. O que? Sim.

Na mesma noite entraram em uma pizzaria de bairro, famílias estavam nela, havia pelo menos um bebê. Deram três tiros. Ninguém foi atingido pelas balas do revólver, mas todos nós monlevadenses fomos! Os bandidos não pararam por ai. Dormiram (eu acho) e logo de manhã, foi a vez da padaria. Ainda bem que minha mãe não foi comprar pão nesse dia! Porém, uma funcionária desmaiou. Ninguém está preparado para viver isso de ter a vida por um fio, nem gente da cidade grande, nem gente de lugar como esse que moro. Mas aqui a sensação é de que chegou a hora do apocalipse do crime. Nesse mesmo dia do assalto à padaria, foram assaltados um estabelecimento de Açaí, lanchonete, supermercado e pedestres. A onda de assaltos chegou a João Monlevade! Gente correu para todo lado, funcionários se esconderam mas o bandido derrubou a porta, gente amanheceu mais assustada ainda. Se fosse um apocalipse normal, as pessoas ainda teriam como pensar em um Kit de emergência. Sei lá o que cada um carregaria! Mas no apocalipse do crime, o chão virou gelatina. Alguém escreveu que o governo que investia mais de 60 milhões de reais para as polícias, reduziu isso em 89%. Cruzcredu! Que merda é essa? É praticamente entregar todo mundo nas mãos dos bandidos. Agora a coisa ta assim, a gente anda olhando mais desconfiado ainda. Quem trabalha ou vai ao centro comercial virou possível próxima vítima. Ah e tem mais, me disseram que bandidos perseguiram uma motorista com uma metralhadora. Não to achando exagero do povo não, porque parece que esse susto, mortes e medo, fez todo mundo ficar cara a cara com a realidade até na hora de contar “causos”. Bem, alguém chegou aqui em casa contando que a polícia tem whatsapp. Ai ai ai, eita inocência! Eu tive que falar que os bandidos também usam essa tecnologia... facilitou até a vida de crimes deles uai! A tecnologia da comunicação permite execuções bem mais rápidas. Ah, pior que quase me esqueço de contar que os caminhoneiros estão em greve e que há paralisação aqui na rodovia em minha cidade (isso todo mundo já sabe). O que muita gente ainda não sabe é que os carros tem que passar bem devagar e ai viraram alvos dos assaltantes também (me contaram, viu). Até parece que a gente tem tempo sobrando para esse tal de conta daqui e conta dali. Mas né nada disso não uai. Nós estamos sem acreditar que nossos governantes não estão promovendo ações eficazes de contenção a essa onda de assaltos. Esperamos respostas imediatas e a restauração da segurança pública.

Eu li que suspenderam férias de policiais militares para isso. Fiquei perplexa! Então é essa a saída? Claro que não. Todo trabalhador tem que ter férias, e ainda mais alguém que lida com armas e vidas e que merecidamente precisa gozar desse direito garantido por lei. Reforços deveriam ter sido enviados em lugar de suspender férias de militares que física e psicologicamente necessitam delas para continuar com boa atuação. Ah quer saber, daqui a pouco chegarão mais noticias de assaltos, são 13:31, do dia 10 de novembro de 2015. E apesar de não querer continuar esse texto, creio que terei que voltar. Infelizmente não é um “causo”.

Simone Stone
Enviado por Simone Stone em 10/11/2015
Reeditado em 15/02/2016
Código do texto: T5444250
Classificação de conteúdo: seguro