A ATIVIDADE POLICIAL NÃO ADMITE RECALL
A palavra recall de origem no inglês significa "chamar de volta", numa tradução mais fiel ao português se aproxima da expressão: chamamento ou recolher o produto. O principal intuito é de limitar a responsabilidade por negligência corporativa. Em resumo: O fabricante ou prestador de serviço tão logo toma conhecimento de um defeito ou inconsistência de seu produto ou serviço abre a possibilidade para que o cliente procure a correção do problema.
A chamada quase sempre aparece em forma de gentileza, quase beirando um favor, inclusive podendo conter ameaças veladas sobre a responsabilização exclusiva do cliente se ele não atender ao chamado.
Pois bem, a polícia reativa traz consigo muito da teoria do recall, com algumas adaptações e impossibilidades de correções. Ao invés de chamar o cliente a polícia s dispõe ter com ele, no menor tempo possível, primando pela capacidade de pronta resposta. Infeliz e diferentemente do recall não há como recompor física e-ou psicologicamente um homicídio, um latrocínio a violência.
O tal ciclo completo é uma espécie de recall que nenhum cidadão quer, o ciclo devia ser a exceção e não a busca obstinada da polícia preventiva.