OS NEO-IDIOTAS
Em 1969 o grande cronista, Nelson Rodrigues, escreveu "A Revolução dos Idiotas". Nessa crônica, poderíamos destacar "ipsis litteris" todo o texto, mas fiquemos apenas com esta parte: "até o século XIX o idiota era apenas 'O Idiota' e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os 'melhores' pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas".
Há pouco tempo poderíamos afirmar que a crônica escrita em 1969, por Nelson Rodrigues, seria "atualíssima". Hoje em dia, porém, digamos ter ocorrido o fenômeno social, que poderíamos chamar de a "Revolução dos Neo-Idiotas". Porque agora os idiotas esqueceram-se que são idiotas e vão além: acham bonito ser idiotas. E o que é pior, querem convencer àqueles que não são (idiotas) a vir a ser um confrade. Ou seja, um neo-idiota.
Ontem, no programa Fantástico, da Rede Globo houve uma cena de idiotice explícita: uma moça, cujo nome ou codinome, Sônia, expôs sua imbecilidade patológica em rede nacional para ser curada do "Mal do Grude ao Celular" por um trio de senhoras, atrizes da Emissora. Alusão ou não; verdade ou não, o quadro mostrou a realidade dos novos idiotas. A moça sorria e fazia questão de demonstrar sua idiotice a todo o país. Mais uma viciada simplesmente. E uma vez viciado (em qualquer droga) o problema torna-se patológico. E assim sendo é digno de tratamento, porque a idiotice deve ter cura, apesar de muitas opiniões contrárias.
Isto é apenas um exemplo de Neo-idiotismo, mas existem vários. Assim como alguns tentam convencer-me de que a compra de um telefone da moda é uma "necessidade", o idiota do Eduardo Cunha quer convencer o Brasil de que o dinheiro depositado em seu nome na Suíça "não é dele". E deve haver idiotas que acreditam.
Vejam pois, que os Neo-idiotas tentam infectar as pessoas com sua "enfermidade-ideológica" de qualquer forma. Isto não quer dizer, obviamente, que todos que usam argumentos para tentar convencer as pessoas que algo é bom ou ruim, sejam neo-idiotas. O problema é controlar esses impulsos para saber aonde usá-los. Um vendedor não deve tentar vender seu produto durante uma missa, que no mínimo seria falta de respeito e no máximo ausência total de ética, por exemplo.
Aliás, por falar em ética, Spinosa se voltasse a viver em nossa época, seguro masturbaria de felicidade ao presenciar tanta falta de ética. Falta de educação em abundância, igualmente de respeito, de honestidade, de compreensão e de tolerância. Farto material enfim, para altas teses de sociologia, filosofia, etc. A começar pelos fornecidos por aqueles que deveriam dar exemplos éticos, como os governantes, "os líderes", etc.
Mas, eis a imediata decepção de Spinosa nestes tempos: tentaria escrever seus ideais éticos e postar no Face book mas, ninguém leria. Então, mudaria de tática e faria quadrinhos sobre ética e enviaria pelo WhatsApp. Igualmente, estes seriam menosprezados, por terem sido entendidos como "bobagens morais". O filósofo, sem pestanejar, voltaria correndo para o século XVII...
Pior é que a argumentação de convencimento ao neo-idiotismo é bem sustentada. Meu filho, por exemplo, costuma "jogar-me" na cara que sou mesmo um dinossauro, em termos de tecnologia. - "Lembra de sua relutância em migrar da máquina de escrever para o computador?", pergunta-me ao tentar convencer-me a comprar um Smartphone. Minha contra-argumentação é de que não vou à missa com o computador e muito menos durmo e desperto com ele nas mãos. E mais, aquele meu "amigo" é um ser de carne e osso e não a mais nova idiotice de forma de tratamento: "amigo"... "Amiga"! Além disso "falo" (com a boca) às pessoas que me cercam e presto atenção, olhando em seus olhos, quando elas me dirigem a palavra.
Falando em Neo-idiota, falta de ética e de respeito, lembrei que o Lula anunciou em uma entrevista que "possivelmente" será candidato a presidência em 2018 (só esqueceu de dizer, "se eu não for preso") e o triunvirato Lula, Dilma e Cunha poderia voltar ao poder...
Ao ouvir isso lembrei daquela velha canção: "caminhando e cantando... O celular na mão... Votando em qualquer um... Do "santinho" no chão... Então as "bolsas sociais"... Continuá... rãããoooo... tum, tum.
Ah! Ele (o Lula) disse também, durante a entrevista que, "não vai tolerar que ninguém o chame de corrupto..." Ui, que medo!