Profissões em ascensão

Romeu Prisco

Se, de um lado, existem profissões em extinção, conforme demonstrei em crônica anterior, de outro, existem profissões em ascensão, como pretendo demonstrar aqui. Eis algumas delas:

1) Corrupto - É a que mais cresce, a mais procurada e a que mais rende. A competição é grande, mas, tem vaga para todos. No setor público, está presente nas esferas municipal, estadual e federal. Atua nos poderes legislativo, executivo e judiciário. Não requer formação escolar e nem especialização. Não tem preconceito e nem discrimina situação de oposição. A exemplo dos gritos de guerra dos times de futebol, também tem o seu: "com a concorrência de obras, serviços e fornecimentos, onde a concorrência de obras, serviços e fornecimentos estiver !"

2) Integrante de movimentos "sem" - Também em grande ascensão. Atua nas áreas urbanas e rural, em busca de terras, tetos e de outros bens alheios. Goza de muito prestígio e proteção. Agride, mas, não pode ser agredido. Invade e ocupa, pelo tempo que julgar conveniente, sem ser incomodado, estabelecimentos públicos e particulares, saqueia veículos de transporte de alimentos, interdita estradas e demais vias de acesso, descumpre decisões judiciais e "ai!" de quem se meter a besta.

3) Salvador de almas - Faz um "cursinho" intensivo de intérprete da Bíblia, "forma-se pastor", logo em seguida se proclama "bispo", aluga um galpão, abre uma igreja com nome sugestivo e pomposo, atrai um sem número de ingênuos, a quem, mediante o recebimento de suados dízimos, garante proteção divina ainda em vida e, após a morte, uma vaga no Reino do Criador.

4) Jogador de futebol - Houve tempo em que os pais escondiam a bola dos seus filhos, para que estes não relaxassem os deveres escolares. Atualmente, os pais dão as melhores bolas para seus filhos, com a seguinte "ordem": "pegue uma delas e vá treinar com a esquerda e a direita ! Domingo quero vê-lo como titular do time aqui do bairro". Mais tarde, alguns desses pais se transformam em orgulhosos procuradores dos seus filhos, para estes negociando contratos milionários junto a clubes nacionais e estrangeiros.

5) Líder estudantil e sindical - É uma das mais antigas, porém, continua crescendo. Também requer um "cursinho" intensivo de intérprete e divulgador de idéias, pensamentos e táticas marxistas, que, alguns, têm o privilégio de fazer no exterior, como antes na extinta URSS e, mais recentemente, em Cuba, esta na iminência de ser substituída pela Venezuela. Serve de vestibular para acesso à carreira política, com enorme possibilidade de facultar ao militante o ingresso no seleto grupo dos "neoliberais".

Pretendia, ainda, incluir uma sexta categoria, mas, fiquei indeciso entre várias outras, tais como: cambista (não é que andaram vendendo até convite para entrar no Pacaembu e assistir ao encontro do Papa com a juventude católica ?), mulher-de-famoso (aquela que só olha para o bolso do candidato visado, sem se importar com a sua cara, por mais feia que seja), e participante, masculino, ou feminino, de programas de auditório (sempre disposto a aplaudir qualquer canastrão, dar risada de piadas sem graça, ouvir e se emocionar com a exploração de problemas íntimos de pessoas humildes).

Provavelmente o amigo leitor também tenha o seu elenco de profissões em ascensão, cuja maioria, lamentavelmente, não faz o seu e nem o meu gênero, para que delas pudéssemos sobreviver.

--------------------------------------------------------------------------------

Respeite os direitos autorais.

Visite:

www.lunaeamigos.com.br/prisco/prisco.htm

www.www.recantodasletras.com.br/autores/romeuprisco