Cafezinho

Exagero na tomada de cafezinho. Devo tomar mais de 20 por dia. Não passo sem o cafezinho. Há algum tempo diziam que café fazia mal à saúde, mas agora voltaram atrás, redimiram o café, estão afirmando até, pasmem, que ele faz bem ao relógio, ouseja, ao coração. O Fantástico fez ma matéria sobre o assunto, e a maior autoridade de saúde no nosso país é a Globo, seus atores e celebridades vivem receitando remédios. Em resuno: agora cafeína faz bem à saúde. E priu.

Eu não acredito. Tomo, mas acho que da maneira que tomo, as duas dezenas, o pretinho (deveria dizer afriodescendentizinho?) deve fazer algum mal. Com certeza.

Nao tomo café em xícara grande, mas nas xicaras bem pequeninhas e em casa num copinho pequeninho daqueles pesadinhos de tomar cachaça. Tomo no mpinimo vinte por dia. Detalhe: como deixei de fumar há mais de 30 anos, deixei para não morrer (pensem num véio doido, asmático e fumante), toda vez que tomo um cafezinho sinto vontade de fumar, e fumo na imaginação. Juro.

Mas vou confessar algo que pode parecer, de duas, uma: mentira u doidice: passei de 1970 a 1982 sem tomar café, nem um só cafezinho. Por quê? Sei lá, doidice. Mas tenho uma teoria. Saía cedinho para o banco, às sete horas da manhã, não gosto de tomar café bem cedinho, tomo um copo de suco de goiaba ou de laranja e como um pão dormido com manteira esquentado. Só. Quando chegava no banco não aguentava tomar o café que ficava numa garrafa térmica, era requentado ou meio frio, não era café, mas chofé. Fui abusandoe então desisti do café. Só recomecei na Copa de 82, o café passou a ser feito no banco por um servente na hora que nem caldode cana, estuoidamente quente. Voltei com gosto de gás e não parei mais. Acho que tomo muito para recuperar o tempo perdido.

Tem mais: só tomo café puro, se colocarem leite não tomo. E não faço muita questão ´por açúcar ou adoçante, se não tiver tomo puro sem nenhum problema e sinto o mesmo gosto, e qa vontade defumar. Às vezes, à noite, boto um tiquinho de caçaha dentro. Fica ótimo.

Viva o cafezinho, mesmo que na quantidade que tono seja veneno. Eu sou um caso perdido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/11/2015
Código do texto: T5439590
Classificação de conteúdo: seguro