Quarta tem feira!

Para reforçar a minha lista de prazeres, as quartas feiras têm cheiro de feira. Verduras e legumes fresquinhos, frutas cheirosas e gente alegre se misturam. Uma profusão de simplicidade que tornou-se prioritária nesse dia. Caminho rapidamente pelos corredores do supermercado visando comprar o que preciso para a semana, mas já de “de olho” na feira, linda, colorida, bem posicionada. Olho, toco, escolho, analiso o preço, coloco no saquinho, tudo isto em meio ao burburinho que não pesa, não agride os meus ouvidos. No horário que reservo para a feira, o burburinho é “educado”, acreditem! Olho para o lado e faço um comentário com o "vizinho" sobre a consequência da chuva na elevação de preços. Mas é semana de cebola grande, daquela que fatiada cobre o bife suculento e vira um manjar. A alface americana também está com um preço ótimo e vale comprar dois pés, pois dura muito mais. Em meio à feira, bebo um copinho com chá e, nesse momento, encontro a amiga de toda uma vida da minha mãe. De quebra ensina-me como cozinhar batata doce de forma fácil e rápida. Agradeço. Ao lado o padre pergunta se eu gostei dos tomates. Penso: padre cozinha? Não sei, mas faz feira, a mesma feira que eu. Com aproximadamente uns quinze minutos já consigo saber o que preciso e ter certeza de que não serei criticada com as frutas quando chegar em casa, pois o mamão está lindo, consegui as bananas brancas, as maçãs gala parecem suculentas, a laranja do céu, que atualmente se parece com laranja de umbigo, está num preço bom e só abusei no kiwi. Mas como não abusar se é ele que dá o toque final no prato de frutas no café da manhã? Pronto! Ritual encerrado! Agora é só passar na pesagem, ouvir uma boa palavra da Sônia e enfileirar-me no caixa, cumprimentando de vez em quando um amigo e esperando que a próxima semana chegue logo. Novamente na quarta terá feira!

21/10/2015

(publicada na FOLHA PATRULHENSE - Coluna GLP - 05/11/2015_

Rosalva
Enviado por Rosalva em 06/11/2015
Código do texto: T5439586
Classificação de conteúdo: seguro