Jovens

Enganam-se aqueles que acham que conseguirão enganar permanentemente os jovens. Admito que, culturalmente, eles deixam a desejar. Mas se possuem essa lacuna, eles são mais espertos, mais bem informados (não culturalmente) e mais rebeldes que os jovens do passado. Está ficqando difícil enganar os jovens. E é missão impossível para os políticos, sejam quais forem, obter o respeito dos jovens. Talvez apenas aauma pequena minoria ainda reseite este ou aquele político. Mas a maioria quase absoluta é radicalmente avessa à política e aos políticos. Isso é muito ruim para a democracia. A culpa é de quem? De todos os políticos, de cabo a rabo.

Como sei disso? Ouvindo os papaos dos jovens. Fico na entrada do prédio em que moro, levando um ventinho (é ótimo para asmático), e fico de "mutuca" ligado na conversa deles. Moro vizinho de um dos maiores colégios do Recife, o Damas. Nunca ouvi um jovem dos milhares que passam elogiando a política e nem os políticos, mas metendo o cacete, nivelando por baixo todos eles, o adjetivo mais leve é corruptos. Tem expressões muito mais fortes.

Tem mais: não estão se ligando mais na midia, só nas "maquininhas". Criam a sua própria cultura, moda, códigos, estão escrevendo, certa ou errada, a sua história. Detalhe: a ojeriza da juventude não é aos políticos mas às autoridades em geral, à sociedade, aos mais velshos que nunca deram bons exemplos. Acho que não vão conseguir nunca colocar freio nas ventas e nem barbicacho nos jovens.

Só torço para que eles acertem, e nunca se transformem, naqueles gharotos do filme Larqanaja Mecânica. Que Deus ilumine a nossa juventude. Amém.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/11/2015
Código do texto: T5438973
Classificação de conteúdo: seguro