FGTS

Fui bancário durante 30 anos no Banco do Nordeste. Entrei, claro, por concurso, logo depois do golpe militar de 64. Para assumir tive que botar uma notinha bem escondidinha num jornal que assinara a lista pedindo a legalização do PCB por engano, pensando que era para calçar a rua onde fica a miha casa em Arcoverde, uma rua qe fora calçada há mais de 50 anos. Respondi ainda uns questionarios sobre política, afirmando que não sabinha nadinha dessa área e, pronto, comecei a trabalhar.

Quanto assumi ainda não fora criado o FGTS, quqndo criaram o gerente fez uma reunião e não pediu, ele intimou todos os funcionários a optar por esse sistema criado por Roberto Campos que eu sabia, pela minha militância política, ser contra o trabalhador. Todos optaram, menos eu. De tempos em tempos chegava um novo gerente e tentava me convencer a optar, e nada, eu sempre me negava. Quando fiz 10 anos de banco e ganhei a estabilidade aí começaram a se multiplicar os apelos para que eu optasse, até porque eu jpa estava envolvido com o sindicato dos bancários e fazia parte do MDB. Certa feita chegaram na ausência dois auditores, eram os mais duros, chamados de carne de galo, uma das primeiras providências deles foi me chamar na gerência para tentar me convencer a optar pelo FGTS, sabiam minha vida todinha, e então afirmaram que eu era o único funcionário que n~~ao possuia casa própria, pagava aluguel, se optasse poderia comprar uma casa. Continuei firme. Um deles o mais rispido perguntou se eu naoconfiava no banco. Fui também ríspido e respondi com uma só palavra: Não! Ele endureceu e disse que mesmo assim o banco poderia me demitir. Fui mais duro: "Pode anão, já consultei o juiz da vara do trabalho, além de ser delegado sindical, eu sou estável, só me demitem por justa causa, por exemplo, se eu roubar o banco. O cara amaionou, e então apenas para encerrar o assunto perguntou se havia outra causa que me levava a não querer fazer a opção. Então eu liquidei a fatura: "A verdade é que existe um fato que me impede ainda mais de optar elo FGTS, é uma promessa que minha mãe fez a Nossa Senhora do Livramento de que eu jamsis faria essa opção". Acabou o papo.

Mas quebrei a promessa que minha mãe nunca fez. Quando faltava um mês para me aposentar deientrada no pedido de opção na Junta do Trabalho para optar retroativamente como a lei me dava direito. Mas então o gerente da agência que tinha uma certa diferença comigo, começou a nao querer ir até a Junta, mas foi. Estava na gerência quando recebeu um telefonema do juiz, esse juiz me conhecia e gostava de mim, essas cisas de livros e idéias e foi curtoe grsso com o gerente, disse a ee que se não comparecesse à junta àsdez horas para a homologação da minha opção mandaria buscá-lo debaixo de vara. O cara foi imediatamente e ateme levou no carro dele.

Com o dinheiro do FGTS comprei um partamentozinho em Recife para minhas filhas que estavam na capital. Casa eu ja comprara uma velha com as economias de professora de minha esposa. O FGTS teve aspectos positivos, mas foi criado para quebrar e evitar a estabilidade do trabalhador. Essa é a verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/11/2015
Código do texto: T5437420
Classificação de conteúdo: seguro