Autoria e Plágio




Amigos:se há algo porque batalho intensamente, é sobre direitos autorais.Textos, sejam em prosa ou versos, nascem da idéia de um autor.Trata-se de propriedade imaterial.
Muitas vezes, para tornar mais rápido o processo de divulgação cultural,translado meus pps textos e pgs de meu blog e passo a grupos, amigos, etc.
Então muitos "inocentinhos " que os recebem repassam aos seus próprios grupos, tendo antes o "cuidado" de retirar a fonte (meu blog ) e, não raras vezes, a autoria (minha ou de quem escreveu).
Para publicar no blog (
http://www.clevanepessoa.net/blog.php), muitas vezes,atendendo ao pedido do divulgador, apenas transcrevo, por não saber mais dados sobre o mesmo , mas sempre entre aspas -e muitas vezes, passo minutos , longos, em muitas ocasiões, pesquisando, pois certos flyers ou releases costumam vir sem cidade,por exemplo.Ou trazem siglas que pessoas de outros Estados não conhecem.Ou países.

Pois já tive , várias vezes, o aborrecimento de ver a chamada, já sem as aspas, acrescida de minha pesquisa, ou resenha, ou crítica, comentário jornalístico e até rememórias pessoais, repassada , sem meu nome, ou do blog, ou de quem enviou.

Mais respeito com o autor é algo muito necessário.Autoria é algo sagrado, digo sempre.

Noutro dia, uma moça publicou meu poema "Dançar é Escrever com o Corpo", que escrevi para a Companhia de Dança de Évora, Portugal, até certos versos e depois modificou o final, com banalidades e lugares comuns.
Reclamei e ela pediu desculpas, mas disse que o sistema do blog não permite que o retire, etc. Espero que o tenha republicado, com a devida complementação.Somado ao desprazer de ver meu texto sem sua legítima autoria, a tristeza de ver meu filho literário usando próteses fracas .

Vem-me  a perplexidade , e durante anos, repassava tudo com minha campanha solitária, solidária:

campanha pelos direitos autorais, engrosse esse rio...

Recuso-me a conviver com plagiadores, a compactuar com esses infelizes que desconhecem a alegria da criatividade...

Desde meus tempos de jornal, nos Anos 60/70, experencio uma grande satisfação em ser divulgadora cultural.Gosto de ler livros para resenhá-los, de publicar bons textos e, sim, quero ser lida : podem pegar meus textos à vontade e publicá-los sempre, que isso me alegra :autor precisa ser lido, necessita de feed back...DESDE que não soneguem minha autoria...

Sabem o lance de alguém entrar num banco e pedir um empréstimo?Nenhum crime nisso.A mesma coisa :publique-se e coloque-se  aspas, autor,fonte.Nenhuma paranóia de quem faz estalhardaço porque encontrou, em  algum site de busca, seus escritos, em outro espaço. Isso é ótimo: sinal de que seu produto criativo foi aprovado, querem repassá-lo, hospedá-lo...

Já o assaltante, entra no banco e carrega o alheio.Esse, o plagiador.Sai com a propriedade imaterial de alguém , como se fosse seu.

Portanto:meu blog é mesmo de divulgação cultural, podem ir lá, verificar concursos, repassar eventos, transcrever textos.Mas, por favor, não soneguem autor, fonte...

Noutro dia adorei ir a um blog e encontrar um poemeto meu na página inicial.Com meu nome embaixo.Agradeci ao blogueiro.Quanto prazer!...

E aproveito para agradecer a todos que repassam ,minhas resenhas,meus escritos, as notícias do blog, pois a rede é mesmo isso, esse entrelace, esse dar-se as mãos...Aos que me hospedam em seus sites, blogs, homes, etc,etc,etc, pois quando clico meu nome em buscas, vejo e sinto o "termômetro da aceitação ".Esse, o melhor prêmio para um autor...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Poeta Honoris Causa pelo Clube brasileiro de Língua Portuguesa,
Consul ZC de Poetas del Mundo,em Belo Horizonte, MG, Brasil
Delegada da ALPAS XXO em MG e Reresentante em Belo Horizonte do Movimento Cultural aBrace.

http://www.clevanepessoa.net/blog.php


Publicado por clevane pessoa de araújo lopes em 27/06/2007 às 22h59