Getúlio, Presyes e Olga

Ninguém pode negar que Getúlio e Prestes foram - e são - figuras marcantes da nossa história. Eram daa mesma geração. Participaram diretamente de fatos que marcaram indelevelmente a nossa história política e social.

Getúlio conquistou o poder. E nele transformou o país, iniciou o processo desenvolvimentista e criou leis de proteção ao trabalhador. Foi ditador e tamabém presidente constitucional. Prestes foi o chmado "Cavaleiro de Esperança", o cérebro da coluna que teve o seu nome e cruzou o país tentando despertar o povo para a construção de uma nova sociedade. Depois abraço a ideologia comunista, ainda tentou a malfadada insurreição comunista (a intentona) e permaneceu fiel à sua ideologia até o fim da vida. Foram, pois, duas figuras marcantes, com erros e acertos, defeitos e virtudes. Fazem parte interante da nossa história.

No entanto, os dois, na minha opinião, mancharam de forma triste e irreparávela sua história. Aponto só um fato, covarde, inominável e cruel. Getúlio, no tempo que flertava com o nazismo, quis dar um mimo a Hitler, fazer um agrado, como fazem os capachos quando mandam compotas de doce para os chefes, entregou a esposa de Prestes, Olga Benário Prestes, então grávida e presa nus buques da ditadura do Estado Novo, à Gestapo, à SS de Himler, o comandante da repressão nazista, para que ela fosse presa, torturada e assassinada num campo de concentração da Alemanha, o que sucedeu após ela dar à luz a sua filha. Getúli sabia que isso aconteceria. E Prestes? Prestes simplesmente, devido a obediência à linha partidária, apoiou aquele que entregou sua esposa querida à Gestapo. Foi um absurdo, uma voardia à memória de Olga, não há justificativa para se apoiar o algoz do nosso amor, a menos que não fosse amor.

Acho que Getúlio e Prestes são grandes figuras da nossa história, mas não são heróis, suas biografias estão manchadas. um porque entregou uma mulher grávida à Gestapo para ser assasinada, o outro porque depois apoiou o cara que foi o causador da morter da esposa. Heroína foi Olga. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/11/2015
Código do texto: T5436311
Classificação de conteúdo: seguro