Escambau

Quando afirmo que sou um reles caçador de ticacas, estou dizendo a verdade. Não quero com isso me isentar dos meus senões, erros, gafes, tanto na abordagem de assuntos que não domino como nos atentados ao nosso idioma, mas reconhecer a minha falta de cultura.

Alguns dos meus deslizes gramaticais acontecem mais por vício de linguagem. É que escrevo como falo, não consigo me policiar, e dessa forma os erros abundam nos meus pobres textos. E o linguajar popular sempre aparece, caso da expressão "e priu", também "gota serena", "arretado", até o "inté". E... o mais usado "escambal".

O danado é porque estava escrevendo a palavracom a grafia errada. Fui advertido disso, pasmem, pela grande cronista deste Recanto, Ene Ribeiro, delicada ela disse bum comentário que a grafiacorreto seria com u no final e não o l, o correto seria escambau. Certo? Absolutamente certo. Vejam bem, hpa mais de 30 ou 40 anos venho escrevendo errado e nunca me dei conta disso. Uso o escambau como se fosse etc, querendo dizer e muitas outras coisas. Olha, gente, não sei como não estava também escrevendo "e pril", com o l em lugar do u. Sou mesmo um caso perdido. Basstava consultar o dicionário, ter mais cidado, procurar reler o texto... Mas sou relapso.

Há quem fique chateado quando é advertido sobre uma falha na sua escrita. Eu, pelo contrário, fico grato, muito grato, gratíssimo. Obrigado, Ene. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/10/2015
Código do texto: T5433725
Classificação de conteúdo: seguro