O X do Problema

Não compreendo mesmo o Brasil, não vou compreender nunca. Vejam bem, todo mundo sabe que a saída para o desenvolvimento e para sermos um país sério é melhorar a Educação. Retirá-la da posição ridícula em que se encontra no ranking das pesquisas. Estamos quase na lanterminha, no rabo da gata. Nesse setor perdemos para países como a Argentina, Cuba, Chile, Uruguai... Tanto na Educação como na cultura.

Nenhum país é grande se não melhora a educação.O Japão e a Alemanha foram dizimados na segunda grande guerra mas se reergueram graças a educação e a cultura do seu povo. Os chamados tigre asiáticos se desenvolveram porque investiram maciçamente na educação.

Aqui faz-se toda sorte de "mudanças", "estudos" e "gambiarras" e a educação continua como a cantiga da perua: de pior a pior.

Fico também sem entender algo que é bem simples: a educação no passado era melhor. Provo: nos anos 50 e 60, o aluno que ia se submeter ao Exame de Admissão ao Ginásio, sabia ler corretamente, escrever razoavelmente, resolvia problemas envolvendo as operações fundamentais, frações ordinárias e decimais, conhecia um popuco de história e geografia, rudimentos de ciências e ainda tinha noções de conhecimentos gerais. Hoje, os jovens que vão entrar nas faculdades lêem gaguejando, contam nos dedos, não sabem escrever nem sequer um builhete (ou e-mail), desconhecem história e geografia e de conhecimentos gerais só sabem foofocas sobre artistas da tevê, cantores e jogadores de futebol. Conhecem Wesley Safadão mas não sabem quem é Chico Buarquede Holanda.

No ensino de hoje, salvo honrosas exceções, os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem. E, pior, devido aos salários aviltantes que são pagos aos professores, só vão para a educação aqueles que não conseguiram ser aproveitados noutras carreiras. A educação coopta apenas os medíocres. Dói dizer isso, mas é a verdade.

O drama do Brasil que gera todos os demais problemas é a péssima educação que se oferta à juventude. Esse é o x dos nossos problemas. Continuando assim , repito, o Brasil nunca ´será um país sério. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/10/2015
Código do texto: T5431521
Classificação de conteúdo: seguro