Tensão e mau-humor

Para mim era apenas era apenas eu quem estava preocupado com a onda avassaladora de mau-humor das pessoas. Mas amigos, parentes e conhecidos me tem relatado que está muito ruim o clima nas ruas, em toda parte, há muita tensão, irritação, descontrole e raiva explícita. Por qualquer coisinha as pessoaas discutem e podem, pasmem, até chegar às vias de fato.

Não há mais quase resquício de cordialidade, educação, fraternidade. Agora é só grossura. Ninguém abre mão de nada. Não desculpa nada. É todo mundo azoado, ressentido, fazendo confusão por besteira.

É claro que parte disso é gerada pela crise econômica e pela briga política, mas há também o componente artificial criado pela mídia. Há pessoas que nem sabem porque estão ficando violentas, é como se estivessem obedecendo a estímulos da mídia, são meras marionetes de um clima criado pelos meios de comunicação, eles deixam as pessoas nervosas, tensas, revoltadas. Capricham nas notícias más.

Quem lê sobre a ascensão dos camisas negras na Itália sabe do que estou falando. Primeiro se cria um clima de revolta e tensãso, evolui-se para a violência, depois estabelece-se um regime de força. Mussulini não disparou um só tiro para assumir o poder. Bastou a ação dos camisas negras e da omissão dos democratas.

Esse clima de tensão e mau-humor é letal para a democracia. É preciso pensar no perigo de perdermos as liberdades democráticas. Todo cuidado é pouco. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/10/2015
Código do texto: T5430826
Classificação de conteúdo: seguro