HOLAMBRA
No dia 26 de setembro de 2015 fomos visitar a 34ª Expoflora no parque de exposições de Holambra no interior de São Paulo.
Trata-se de festa tradicional promovida pelos holandeses e seus descendentes radicados no Estado, cuja cidade segue os mesmos padrões urbanos das cidades holandesas.
Organização e limpeza são a tônica em todos os lugares.
Em espaço amplo pudemos ver os lançamentos das novas espécies e híbridos multicoloridos que estarão no mercado de flores, cada vez mais crescente no Brasil.
Além dos doces tradicionais, da salsicha e do crepe suíço tivemos a oportunidade de experimentar o sorvete de rosas, tão saboroso quanto os licores produzidos a partir das mesmas flores, por monjas dos antigos conventos e que hoje em dia não encontramos mais.
As flores estavam distribuídas por vários pavilhões com sugestões de arranjos florais e ambientações com móveis e adereços antigos e modernos, tudo em perfeita harmonia de aromas, formas e cores.
No mesmo espaço há o museu do imigrante, repleto de fotografias, maquinários, roupas, adereços, joias, louças e réplica das casas de pau a pique, com sala, quarto, cozinha e banheiro com os utensílios arrumados como se ainda estivesse habitada e a família dona da casa em plena atividade.
Na área externa, o poço com o mecanismo para facilitar a retirada d’água com o balde preso à corda.
Além do desfile das flores e da chuva de pétalas, em vários locais, grupos de várias idades vestidos a caráter, com tamanco e tudo mais, apresentando as danças folclóricas das diversas regiões da Holanda.
A EXPOFLORA é um verdadeiro espetáculo somente maculado pelos visitantes, fumantes viciados e mal educados que sem o mínimo pudor, fazem questão de espalhar seu odor nauseabundo em todos os locais por onde passam e ainda espalham aleatoriamente os restos dos detestáveis cigarros mesmo quando há cinzeiros disponíveis nos ambientes.