Chico e o racismo

Apesar das leis e do avanço na luta contra o racismo, a discriminação, ela ainda persiste no Brasil. De forma disfarçada, mas continua. Não é nem preciso fazer pesquisas ou forçar a cuca, basta que se pergunte: quantos ministros negros existem no país? Quantos juízes? Quantos senadores? Quantos deputados? Quantos industriais? Quantos banqueiros? Quantos membros das academias de letras? Quantos generais? Quantos...? Taslvez em todas as per4guntas exista um percentual de 1%. Juro. Falam dos EUA, mas lá eles elegeram um presidente negro. É ainda racista, mas nós não ficamos muito melhor nessa questão.

Podemos detectar o racismo em qualquer parte. Aceita-se os negros, mas há resistência, o tratamento tem uma certa gentileza forçada, hipócrita. E somos um país de negros. Todos somos resultado da miscigenação.

Dia desses estava num boteco com um amigo de Arcoverde, um negro, e toquei no assunto, ele me perguntou se eu tinha visto o depoimento de Chico Buarque na internet sobre o racismo. Respondi que não, ele imediatamente sacou sua "maquininha" e digitou no buscador: Chico fala sobre racismo e eu vi e ouvi os oito minutos do depoimento. Ele, dentre outras observações, falou que em lugar mnenhum do mundo os brasileiros são encarados como brancos. Que somos todos resultado da miscigenação. E tamabém disse algo que me surpreendeu. Ele conta, nesse depoimento, que tem sido vítima de gozações e provocação porque sua filha casou com Carlinhos Brown. Mais, que a filha e o genro tiveram que sair de um apartamento na Gávea, no Rio, por causa de discriminação. E que quando o csal vem ao Rio se hospeda na casa de Marieta Severo.

Fiquei pensando: se isso acontece com gente famosa, avalie com os negros pobres?!!!!

Acho que a luta contra discriminação racial deve continuar, até extinguir essa cultura racista e fascista. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/10/2015
Código do texto: T5429262
Classificação de conteúdo: seguro