BEM ANTES DO BOLSA FAMÍLIA... (Reminiscências). 15h20min.

Ontem à tarde, casualmente, assistimos na TV, algumas explicações sobre a Bolsa Família, a princípio foi afirmado que o programa começou com atual governo a 12 anos, tirando muitos brasileiros da miséria extrema, o que não deixa de ser algo positivo...

O Programa atende um universo de vários milhões de famílias, cuja mãe compete o direito de receber a ajuda. Sempre pensamos que os o valores, era de acordo com o número de filhos, não, estávamos enganados, o auxilio é de tão somente de R$ 167,00 por família, convenhamos é muito pouco... Quando a mãe está grávida recebe uma suplementação; este programa recebeu elogio de vários órgãos internacionais...

Entretanto a nós há uma dúvida, nos parece que no governo FHC, havia um programa parecido. Também foi afirmado que no ano passado mais de quatrocentas mil famílias, solicitaram a exclusão de seus nomes, pois haviam conseguido emprego...

Este breve enfoque, nos fez “voltar” aos primeiros anos da década dos anos 50; jovens ainda participamos da campanha do quilo Alta de Souza, nome de uma venerável entidade espiritual, que se fazia presente através do saudoso sensitivo Francisco Cândido Xavier; naquela longínqua época foi a “inspiradora”, para que várias núcleos juvenis abraçassem esta abençoada causa: a Caridade...

Àquela instituição, que durante alguns anos freqüentamos, construiu um local especialmente para isto; os gêneros alimentícios eram arrecadados na vizinhança da instituição, e no final de cada mês eram direcionados a famílias carentes, que os próprios jovens visitavam, para “comprovar” suas reais necessidades...

Neste exato momento nos vem à mente a célebre frase do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, que num momento de inspiração escreveu: “Fora da caridade não há salvação”. O mundo sempre teve os carentes de quase tudo, não deixam de serem irmãos nossos em rudes provações, cujas reais causas não nos competem inquirir, mas sim tão somente ajudar; não deixa de ser um “retrato vivo” de um Mundo de Provas e Expiações...

As lembranças nos “recuaram” há algumas décadas, os jovens participantes unidos por este ideal caritativo, mas tarde seguiram os seus caminhos, havendo a separação “física”, mas com certeza os ideais daqueles anos jamais serão esquecidos...

Com certeza muitas das famílias atendidas já não estão mais nesta dimensão; mas certamente ficou o reconhecimento, pois em parte suas necessidades foram amenizadas, além disto, sempre era associada a gesto fraterno e amigo, para que o seu “fardo” se tornasse mais leve... 16h06mini. Curitiba, 26 de outubro – Reflexões do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/10/2015
Código do texto: T5427870
Classificação de conteúdo: seguro