Maria Gadú "reavê"...

Sou muito fraco em português, o que sei só dá pro gasto. Erro paca, ortografia, colocação de pronomes, concordância verbal e o escambal. Sempre, pasmem, resolvo minhas dúvidas nessa área pelo ouvido. Leio em voz alta e se não soar estranho,dou como certo e priu.

Mas acho que a grande imprensa que possui pessoal qualificado, equipes treinadas e com cursos de todo tipo, especialistas no nosso idioma, controle de qualidade, meios de evitar erros, não podem cometer certos absurdos, gafes, senões incríveis.

Peguei o Jornal do Commercio, o mais lido de Pernambuco, e li na página cinco, Brasil, a manchetes de uma matéria: "MARIA GADÚ REAVÊ OBJETOS ROUBADOS". . A matéria foi orignada da Folha de São Paulo, assinada, salvo engano, pelo jornalista Lucas Vettorazo. Mas no original que vi pela internet, ele não colocou o danado do "reavê", mas a palavra recuperou. Maria Gadu recuperou ou recupera. Corretíssimo, não se usa mais o verbo reaver nesse sentido, é defectivo, para usar certo teria que colocar reouve, nuca reavê (com esse chapeuzinho ridículo o circunflexo). Acho que de duas, uma: ou se quis dar uma de conhecedor do idioma, achando que reavê ficaria mais chiquê (como diria o personagem de Srlete Sales numa novela) ou se tentou reduzir espaço, recupera seria mais longo. Mass pode sido simplesmente ignorância.

Mas em posso estar errado, por isso apelo para os amigos do Recanto, inclusive quem tiver acesso ao professor Pasquale. Pelo meu sistema, o ouvido, está errado. Essa pegadinha foi o fim da picada. E um dia depois do teste do Enem, devem ter colocado a pegadinha para confundir ainda mais a cuca dos feras. A propósito vi alguns reclamando da palavra persistência. Eles estãocom razão porque não colocar que a violência continua, pra que essa palavrinha insistência? Mania de brasileiro, os gênios do MEC, é isso que desitimula os feras,bastava ter colocado como tema, continua a violência cntra mulher na sociedade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/10/2015
Código do texto: T5427732
Classificação de conteúdo: seguro