O Comentário do Meio-Dia

Estamos vivendo uma época que acabou com várias tradições do passado. É o caso dos antigos programas de rádio. mudaram quase totalmente. É só notícia rápida, violência, porcaria musical e futebol e, claro, publicidade demais. Não há mais grandes locutores, noticiaristas, programas como almoço musical, postais sonoros, de alguém para você, progrmas humorísticos, mesa redonda, debates e etce coisa e tal.

Nos meus tempos de Pesqueira, mesmo com voz de taquara, rouquenha devido ao um problema numa corda vocal, apresentei durante uns cinco ou seis anos o Programa Pesqueira Debate, entrevistei todos os grandes politicos de nomes de destaque da época, era mesmo um progrma de debates. Acabou porquie globalizaram a p´rogramação da Radio Difusora de Pesqueira que passou a retransmitir a programção da Rádio Jornal do Comércio, acabou a programação local. Também na mesma rádio eu escrevia diariamente, de segnda a sexta-feirta o comentário do meio-dia lido por um grande locutor da terra, que sempre apelidei de locutor BBC devido a ser completo. Acabou com a globalização. Mas deixei de escrever o comentário? Não, ele continua até hoje porque nos mjdamos eu e o locutor para a Rádio Urubá, uma radio comunitária da terrinha. Detalhe: a abertura do cimentário é uma gravação feita por um dos maiores locutores de Pernambuco, o saudoso Rossini Moura, com a musiquinha do Repórter Esso, "Alô-Alô Pesqueira, alô, neste momento apresentamos o comentário do meio-dia...". Um barato. É uma resistência as mudanças no rádio. Mudanças para pior. Juro.

Adoro ouvir rádio, mas hoje só ouço a Rádio Universitária que divulga a MPB e um pouco de notícia. É uma alternartiva. Graças a Deus.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/10/2015
Código do texto: T5427385
Classificação de conteúdo: seguro