Palavras Cotidianas

> "Igreja é uma coisa que não temos por aqui. A religião deste lugar é a Física. Pode usar o nome de Deus em vão quanto quiser. [...] mas não se atreva a falar mal de quarks nem de mésons" (BROWN, D. Anjos e Demônios. p.32)

É bem isso mesmo. A ciência tomou o lugar da religião. Não tomou seu lugar por desvendar a verdade que a religião não conseguiu desvendar, mas por criar o poder nuclear. Os físicos são temidos. A Física é idolatrada. Os velhos iluministas acreditavam que a ciência traria paz por revelar os mistérios que a religião cultivava, no entanto, ela não trouxe paz, mas o controle do poder, tomou posse da guerra.

> Conselho aos crentes que pensam compreender tudo relacionado a Israel somente com uma vaga leitura da escritura judaica: leiam a história do povo judeu.

Um livro obrigatório para evitar ficar repetindo as asneiras de "irmãos", "pastores" e tutti quanti é o "História dos Judeus" de Paul Johnson.

Existem muitos outros historiadores e teólogos que pesquisam a fundo sobre a história dos judeus, mas o livro de Paul Johnson já tirará você da miséria intelectual tupiniquim.

> Orem pela paz de Jerusalém: "Vivam em segurança aqueles que te amam!" (Sl 122.6)

Para o EI, os judeus são os primeiros inimigos dele. Não são os únicos, ele tem mais inimigos. Na agenda do EI a eliminação dos judeus está em primeiro lugar e depois vem outros povos, classes e movimentos. A ironia trágica nisso tudo é saber que intelectuais de esquerda do Ocidente apoiam o EI, mesmo sabendo que fazem parte da agenda de aniquilação dos terroristas "santos" do Islã.

> Aviso aos teólogos iniciantes, quando um professor ou qualquer sujeito que pensa entender dos "mistérios", vier com um papo de "pecado estrutural" é melhor nem dar ouvidos, pois, se for professor é apenas um sujeito preguiçoso e prefere as cartilhas marxistas ou é um ateísta frustrado com tantos anos perdidos na vida devocional; e se for um sujeito qualquer é só mais um idiota seguindo a moda intelectual que nem consegue entender.

> No dogma, Jesus é homem e Deus. Aceito o dogma. Aceito as duas leituras. Aceito a pesquisa do Jesus histórico, pois esta se torna relevante quando o dogma diz que Jesus era homem. Aceito a teologia a partir do kerigma, pois esta é válida quando o dogma diz que era e é Deus. Jesus era homem é um fato pelo kerigma. Jesus é Deus é um fato pelo kerigma. A síntese do homem-Deus foi responsável pela criação de vários concílios e na proliferação de ideologias diversas. A pesquisa do Jesus histórico foi responsável pela criação de vários Jesus, cada Jesus parecido com o seu historiador. Em ambas leituras, Jesus se tornou uma criação, um arquétipo (Jung) dos desejos humanos, sejam científicos, sejam religiosos. E a pergunta uma vez feita aos discípulos, supostamente respondida por Pedro (a Igreja), permanece sem resposta.

> Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes. (Lc 23.34)

Essa frase ecoa pelos séculos. Ecoa a todos. E até hoje continuamos sem saber e dividindo suas roupas.

> Ninguém fala face to face

só pelas costas

não me refiro à falsidade

mas à realidade

/

mas quando vier o

perfeito...

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 25/10/2015
Reeditado em 09/11/2015
Código do texto: T5426625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.