OUTUBRO...

O cotidiano do mês de outubro vai escrevendo suas páginas, algumas repetitivas, outras inusitadas, que somadas dão a nossa história permanentes mudanças, felizmente, em vários aspectos para melhor...

Ditaduras de décadas caem, não resistem à avassaladora força do progresso, em que o individual e o coletivo estão subordinados. (escrevemos um artigo; Ocaso dos Sistemas Ditatoriais... 21/10).

A nossa cidade, - Curitiba. - recebeu a ilustre visita da Presidente da República, repassando recursos financeiros para o início da primeira etapa da construção do metrô; numa prova evidente que as cidades devem priorizar o transporte coletivo, pois não conseguem acomodar o crescente número de veículos novos, que diariamente são licenciados.

A questão do metrô em nossa cidade é motivo de polemica; há mais de três décadas o nosso transporte coletivo vem sendo aprimorado, com destaque a implantação das vias exclusivas para os ônibus, facilitando o seu tráfego. Como é natural nesses mais de trinta anos de sua implantação, com as canaletas exclusivas de seu uso, mesmo com o aumento dos usuários, se construiu ônibus bi-articulados bem maiores, que estão se adequando a maior demanda. Situação totalmente diferente a cento e quarenta anos atrás, quando Londres implantou o seu primeiro metrô; o único meio de locomoção da cidade era: “veículo” de tração animal...

É preciso ter cautela; os legisladores, para não se envolverem por uma “euforia” para radicais mudanças; extinguirem de modo precipitado uma modalidade de transporte que está funcionando a contento, com constantes aprimoramentos.

Num passado recente, - década de 50 - se levou anos para se construir toda uma estrutura aos bondes, que praticamente ligava a maioria dos bairros, ao centro, e ao invés de serem aprimorados, foram extintos; e a sua permanência poderia se constituir numa opção a mais no transporte coletivo...

Se, houvesse a opção pela instalação de um metrô de superfície, além dos custos bem menores, e diminuiriam os riscos de acidentes; como ocorreu em São Paulo, na ampliação da linha do metrô...

Aproveitar-se-ia o percurso das canaletas dos expressos, com novos tubos para embarque; talvez, esta opção reduziria a obra pela metade do custo e seria de implantação e construção bem mais fácil...

Estamos evidenciando a construção de uma simples trincheira, que ligará dois bairros, atravessando antiga BR 116; a obra era prevista para ser entregue em 210 dias, já esta no dobro do período planejado e não há “evidência” que fique pronto tão cedo... Imagine a construção de metrô em grande parte subterrâneo...

A nós cidadãos anônimos só nos restam desejar aos nossos administradores, que suas mentes sejam “iluminadas” para que tenham as decisões corretas, beneficiando a população, sem que o personalismo não fale mais alto em suas ações...

O Ministro dos Esportes pediu sua demissão para provar sua inocência. A honestidade dos políticos, no exercício de suas atribuições, deveria, desde a muito, nem mesmo ser questionado, pois deve se constituir num procedimento normal de conduta, e, não haveria razão, para ser questionado, quanto a sua honestidade, até quando? Persistirá, enquanto a ética não for realmente incorporado nos mínimos atos de sua conduta...

E como a sociedade teria menos problemas, se cada cidadão fizesse a sua parte; em que os atos de cada um não ultrapassassem, o limite em que vem em detrimento de meu próximo...

Desenlace de Steve Jobs, aos 56 anos. (1.955-2.011). Venceu as próprias limitações de uma infância difícil, porém, superou os desafios, sendo considerado o visionário da informática, iniciando sua empresa, Apple, numa garagem, junto com mais um colega. “ Não se prenda ao dogma, que nada mais é do que viver pelos resultados das idéias de outras pessoas”...

Segundo relatório da ONU, * (27/10). A população mundial alcançará 7 bilhões de seres humanos, na próxima segunda feira, dia 31. A humanidade atingiu o primeiro bilhão no longínquo ano de 1.804; 2 em 1.927; 3 em 1.959; 4 em 1.974; 5 em 1.987; 6 em 1.999. “A ONU acredita que vão ser necessários 14 anos para que surja mais um bilhão de pessoas no mundo, e a população mundial só deve chegar a dez bilhões de pessoas no fim do século.” * Jornal Metro.

Enceramos nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, convidando os nossos prezados leitores a lerem ou relerem o Capítulo IV III - Lei de Reprodução.

Iremos transcrever somente duas perguntas: (O Livro dos Espíritos).

686- (Perguntou o Codificador ). A reprodução dos seres vivos é uma lei da Natureza?

- Isso é evidente; sem a reprodução, o mundo corporal pereceria.

687- Se a população seguir sempre a progressão crescente que vemos, chegará um momento em que ela será exuberante sobre a Terra? (Isto em 1.857).

- Não. Deus a isso provê e mantém sempre o equilíbrio. Ele nada faz de inútil. O homem que vê senão um canto do quadro da Natureza, não pode julgar a harmonia do conjunto.

Isto nos induz a entender que o crescimento da população não se resume somente à questão biológica, mas a um Planejamento Maior, que a grande maioria tem dificuldade de compreender...

Até a nossa próxima Reflexões do Cotidiano, se Deus assim o permitir.

Em tempo: parabenizamos o neto Lucas por ter passado no vestibular da PUC; na Ciência da Computação. Ele tem colaborado conosco nas eventuais colocações de figuras.

Curitiba, 28 de outubro de 2.011- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net Hoje é 25 de 2015, o nosso metrô ainda não saiu do papel...

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 25/10/2015
Código do texto: T5426514
Classificação de conteúdo: seguro