Jânio

Se fosse eleitor em 1960 não teria votado em Jãnio, mas no Marechal Lott. Mas nunca deixei de admirar a figura de Jânio, a sua carreira política meteórica, mesmo sem ter vindo de família rica, parece que veio do Mato Grosso, não era paulista. E conquistou São Paulo e o Brasil, foi de vereador a presidente da República, tudo pelo voto popular. Sempre.

Era um figuraça. Tinha autoridade e muita gente tinha medo dele. Resolvia muito coisa com bilhetinhos. E causava absurdos como proibir biquini, briga de galo... Mas tomou medidas exemplares para moralizar a máquina pública. E para irritar a direita, pasmem, condecorou com a maior condecoração brasileira, o Che Guevara. Arrretado. Mas aí encheu o saco com o congresso fisiológico e, num porre, foi a primeira versão, renunciou com um bilhetinho à presidência da República. Há quem diga que ele queria mesmo era mandar sozinho, pensou que o ovo o traria nos braços e destuiria o congresso. Mas o povonão fez isso. Ele quase causa uma guerra civil. Sim, porque s militares vetaram a posse do vice-presidente Jango. Então o governador do Rio Grande do Sul, Brizola, resolveu resistir e enfrentar os militares para dar posse a Jango. Foi aquele rebu, mas aí baixou o santo da negociação e criaram o tal parlamentarismo. Jango assumiu, depois veio o plebiscito e ele assumiu os poderes constitucionais. E Jánio viajou para a Inglaterra e deixou os motivos em suspense, depois falou que renunciou por causa das "forlças ocultas". Algum tempo se passou e veio o golpe de 64. Ele foi ainda resultado da renúncia de Jãnio.

Longe de mim me arvorar em juiz de Jãnio, nao sou historiador e nem tenho competência para isso. Mas,repito, o cara era um figuraça e tinha umas tiradas arretadas. Mesmocom aquela cara seria e enfezada era engraçadíssimo. Dia desses, lendo um livro antigo, se não me engano de Sebastião Nweri ou outro historiador, li um trecho muito divertido. Dizem que Jânio estava no gabinete tomando uma doses de uísque ou cachaça, então entrou um dos ministros, um cara puritano e abstêmio, e lhe perguntoui: - Presidente, por que o senhor bebe bebidas alcoólicas? Jânio respondeu de primeira usando um portguês corretíssimo., era professor de Poertuguês: - Bebo porque é líquido, se fosse sólido come-lô-ia".

Era um cara fora de série.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/10/2015
Código do texto: T5425400
Classificação de conteúdo: seguro