DIÁLOGO DA VIDA REAL

Boa tarde, moço. O senhor é o gerente?

Sim, sou o gerente e proprietário. Pode dizer. O que deseja, senhor?

Eu quero publicar um livro.

Que bom, faremos o serviço com muito prazer. O senhor já dispõe de um projeto ou deseja que nos encarreguemos de tudo?

Já tenho o projeto, quero só que apronte o livro.

Tudo bem, o senhor pode me entregar o seu projeto.

Não, não o entregarei. Direi como será e o senhor só me apresenta a conta. Nem peço descontos. Isto pra mim é um sonho e quero realizar logo. Quero ainda organizar a noite de autógrafos, o buffet, o conjunto musical, os convites. O senhor, naturalmente faz os convites.

Simmmmmm, fazemos o convite. Quanto deseja que façamos? Uns 200?

Não, isto é pouco, tenho muitos amigos! Quero que apronte mil convites.

Ok, providenciaremos a encomenda. Tem o modelo do convite?

O senhor escolha o mais bonito e o mais caro.

(O dono da gráfica todo contente, os olhos crescendo)

Pois não, o senhor não se arrependerá. Falta apenas que me diga sobre o seu projeto, pois esta parte é a mais importante e eu ainda não entendi como será.

É agora mesmo que digo: o senhor manda um especialista (eu pago também isto) fazer uma capa bem bonita. Tanto ele pode desenhar, fotografar ou pegar no Google.

O dono da gráfica estranhando, mas aceitando, pois o autor era mesmo endinheirado. Mas, curioso, perguntou: e o miolo? Qual o conteúdo? Os textos? Trata-se de poesia, romance, ensaios? Como terei acesso aos textos? Estão online?

Veja bem, meu amigo, o senhor coloque dentro somente folhas em branco. O que vai importar é a capa. E o meu nome bem destacado.

O dono da gráfica quase se dividindo entre uma crise de riso ou um AVC. Entretanto, pensou que o que lhe interessava era o dinheiro.

Acertaram tudo e o "autor" pediu pressa.

Pagou com antecedência, é bom deixar registrado este detalhe.