SOLETRANDO

SOLETRANDO

Num jogo segundo grandes analistas do esporte,ganha-se,perde-se ou empata-se,mas nem todo jogo,o desfecho consiste nesta premissa.Nos torneios,nos campeonatos,apenas um vence.Nem sempre há prêmios para segundos e terceiros lugares.O foco é apenas para quem vence.É hipocrisia seguir os príncipios de Coubertin,aceitando como importância,o ato de participar.Competidores entram em um jogo, motivados em vencer,incentivados muitas vezes por polpudos prêmios,acrescido da vaidade pessoal de sentir-se vencedor.A vitória vem apenas para um e,nem sempre ela favorece ao melhor.Na vida esta máxima repete-se,pois a busca em vencer,não está ligada apenas a jogos,mas a objetivos profissionais em que o príncipio tem a mesma temática.Fatores circunstânciais favorecem ao azarão vencer e,ao favorito,o tropeço surpreendente,porém não pode-se tirar o mérito do vencedor que cumpre o seu papel.A regra é a mesma para todos,mas nem por isso,não exista manipulações de organizadores que escolhem seus favoritos por simpatia,ideologia e,discriminação.Há situações que não mudam,mesmo com a evolução da humanidade,senão,obras literárias,peças teatrais,não continuariam com temas sempre atuais,que pautam-se na natureza humana,que pouco se transforma.

Algumas situações modificaram-se,mas há outras que camuflam-se de maneira velada em procedimentos que parecem éticos,porém com a estratégia maquiavélica que prima para um desfecho no qual verdadeiramente conduz-se o resultado.Dizem que a diferença entre o racismo e o preconceito,é que o primeiro baseia-se no ódio;o segundo no sócio-econômico.Quanto a este tema,aconteceu muitos avanços,entretanto,a natureza humana,não acompanha o processo evolutivo,pois há endurecimento e rejeições a transformações.O novo assusta.E,conservadores,sempre existirão.Sabemos que tudo na vida,assim como uma moeda,existe dois lados.Mais fica difícil em um mundo democrático acusarmos ou afirmarmos sobre situações que levam-nos a julgamentos sem provas devido a circunstâncias que levam-nos a conclusões injustas,mesmo que os fatos façam-nos crer uma má intenção por trás de um ato ou ação que pareça lícito e transparente.Não quero ser um caluniador.

Através de ações sociais isoladas ,vemos atitudes de empresas privadas,que tentam minimizar a falha no investimento governamental,no que concerne-se a Educação.O descaso,e a falta de priorização neste setor importante,acredito,transformador a longo prazo,na qualidade de nossos cidadãos,abre possibilidades de um programa de televisão,implementar um torneio que estimule alunos da rede municipal sonharem em obter uma bolsa de estudos que os possibilite a oportunidade de investimento pessoal em sua educação,pois com todo esforço pessoal fica difícil disputar com alunos de redes privadas,onde os currículos são mais completos e,não sofrem a ameaça de greves constantes que diminuem a carga horária,que nem sempre é reposta a contento,podendo assim ter a chance de disputar o mercado de trabalho em igualdade de condição.

O jovem hoje precisa além da formação escolar,precisa ser estimulado a empreender,ter poder de decisão,espírito de equipe.Os novos tempos exigem isto.Só a consciência globalizada dará a qualidade para erradicar-se o perigo do crescimento desordenado,com açoes individuais consciente que favorecerão o coletivo.

Crianças da rede municipal já tem comprometida sua auto-estima por todos estes fatos negativos.

No programa Caldeirão do Huck,vimos uma ação que serviu de parâmetro para termos a dimensão exata da dificuldade dos alunos da rede municipal na soletração e,a falta de confiança devida a baixa auto-estima,marcada em seus perfis.na final.Vimos um aluno de baixa renda,de etnia dominante nas comunidades de baixa renda,expressar confiança,talento,carisma,e muita qualidade,que vencido pelas circunstâncias não venceu,mas cativou o público que percebeu que o mesmo lutou contra forças ocultas que tiraram-lhe a vitória esperada.Coincidentemente,as palavras mais difíceis sempre caíam em sua vez,mesmo que tenha sido dito que a ordem das palavras ocorriam de maneira aleatória e,a rodada sempre iniciasse por ele.Palavras fora da sua memória visual,por não fazer parte da série em que cursa,dando-nos a impressão que o vencedor teria de ser alguém favorecido por pais mais bem preparados,esteriótipo adequado ao padrão social,a ponto de namorar uma concorrente durante uma das etapas e,um nome pomposo de um ícone da Língua Portuguesa.Entretanto não tiro-lhe o mérito da vitória.O mesmo tinha qualidade e,nem fez as regras,fez o que tinha de ser feito.Ganhou!Parabéns!

O programa proporcionou-nos momentos memoráveis,atingiu o objetivo de entreter e,deu-nos subsídios para concluÍrmos que :mudam-se as môscas,mas a porcaria é a mesma.De bem intencionados o inferno está cheio!