"MOÇA BONITA NÃO PAGA...MAS TAMBÉM NÃO LEVA!"

ATENÇÃO “DONAS-DE-CASA”: NÃO ESCORREGUEMOS NO TOMATE!

Aqui escrevo na intenção dum breve alerta àqueles que são responsáveis pelas compras da casa, aquelas dinâmicas das vidas dos meros mortais, que bem ou mal todo mundo faz, quero dizer, ao menos nós fazemos- heroicamente e ainda!- as pessoas normais de todos os mundos críveis e incríveis, as que têm que domar a inflação com o suado dinheirinho limpo, ok?

Então vamos lá: atentem para as manobras de venda dos supermercados, algumas nadinha honestas, porque a coisa POR AQUI...tá demais!

Claro, todos precisam vender, não é esse o mérito do meu escrito, o que me chama a atenção é a tentativa- cada vez maior- de ludibriar o consumidor, algo já meio cultural por aqui.

Todos sabemos que promoções não são mais sazonais, já não obedecem à antiga lei da oferta e da procura (lei por aqui, seja ela qual for, nem pensar!) são pseudo promoções perenes em virtudes das dificuldades econômicas, e hoje ofertas já ocorrem em avalanche independentemente da sazonalidade da natureza dessa ou daquela safra de horti-frutis ou também da que venha a influir nesse ou naquele produto da indústria de transformação.

Não sei se já perceberam que nos últimos tempos muito produtos tiveram suas embalagens com pesos reduzidos.

Vou citar três exemplos: sabão em pó, papel-higiênico e torradas.

Então, algo que aparece nos chamando a atenção em “oferta” na verdade teve seu preço aumentado porque o peso do produto agora é menor.É só fazer as contas e conhecer preços.

Rezo para que haja bastante escolas para as futuras gerações, lembram da aritmética?

Pois é , os supermercados sabem que a maioria do povo não lembra mais dela.Então, rolam solto nas continhas básicas.

O que percebo é que os supermercados já perceberam a contração da vontade do consumidor em comprar, mesmo produtos de maior necessidade.

Fato é que ninguém pode ficar sem comprar ao menos papel higiênico...é o fim!

E taí uma compra difícil! Tem tanta variedade de papel para higiene, com isso ou aquilo, que às vezes eu me pergunto para quê serve um papel higiênico turbinado e “vitaminado”. Um papel nutritivo? Pode?

Já viram isso? Deve ser o excesso de naturalmente orgânicos na higienização das tantas “sujeiras” vigentes.

Bem, e por falar em sabão em invenção e em higienização, me respondam: para que , ao menos em época de crise, se pagar um dinheirão em sabão especial para se lavar calcinhas?

Ara, faça-me o favor! Se a mulherada nem consegue mais comprar calcinhas...todas a preço de ouro!

Há também os supermercados que fazem ofertas duvidosas na compra de três ou mais unidades dos mesmos produtos, uma maneira de vender em “atacado” o que o consumidor não necessariamente precisa, retirando seu direito legítimo de adquirir no uno varejo um produto pelo mesmo preço do proposto desconto no “atacado”,nem sempre real, já que a maioria dos supermercados não é loja atacadista.

Outra manobra: em certos dias da semana algumas redes ofertam produtos com o cartão do próprio estabelecimento , mas que, para quem viu o preço no dia anterior, aprende que muitas vezes não se trata de oferta alguma, já que muitos deles estão majorados.

Um outro fato que percebi , ESSE DE ARREPIAR, atenção: Com o aumento do dólar e a queda nas importações , a exemplo a de chocolates, algumas redes colocaram nas prateleiras anúncios de ofertas dos estoques não vendidos de importados prestes a vencer.

Ok, tudo pelo não desperdício mas...mas não tem oferta alguma, é bom que se diga.

Querem vender o produto comprado com dólar antigo pelo preço do dólar novo, portanto, preços reajustados são praticados como anúncio de falsas ofertas do que está para se vencer.

Conclusão : Eles ganham e você pagará mais caro pelo produto mais velho. E não é preconceito, é finanças.

Cena mil: “CAIU O SISTEMA!”: Fique de olho no preço das prateleiras: são inúmeras vezes que o sistema cai ou falhou no registro dos preços diferentes do anunciado, nunca a menor, isso é fato. Então penso com meus botões:

“Só não cai o sistema que precisa cair...”

Conclusão: você perde dinheiro por ter sido enganado e mais uma vez pelo "sistema", dentre tantas outras “n” vezes que o sistema não funciona.

E por fim: cuidado com ofertas de perecíveis sempre muito caros e que agora milagrosamente baratearam em plena inflação galopante: outro dia quase escorreguei no tomate, literalmente.

Eu adoro aqueles “tomatinhos grapes”, sempre muitos saborosos, decorativos nutritivos e coloridos . Têm de todas as cores.

Pois bem, s eepraticava lá um preço de $ 24 reais o quilo e subitamente foi para $ 9,9.

Foi ele que me inspirou esse texto: estavam vendendo produto caído de maduro.Fui ávida à compra. O quê?

Deduzi rapidamente assim que toquei o tomate: virou suco!

Claro ninguém os comprou aos absurdos 24 e só por isso... agora querem vendê-lo todo desfeito a 10.

Caríssimo para um produto deteriorado, concordam?

Conclusão, sorria porque você estará sendo, tipo, só mais uma vez roubado, com desculpas pela palavra forte.

Lembrando que cidadania é uma via de dois sentidos: tanto de quem vende como de quem compra. Três: E de quem cuida do desperdício também!

Agora só uma perguntinha: dá para acreditar num povo que lesa seus iguais, a tentar tirar vantagem da crise que abala a todos?

Fica aqui a sugestão para pensar um pouco, Brasil!

Chega de escorregar no “tomate da corrupção” que desagregou a Nação.

Não se submeta às oportunistas trapaças alheias. Não compre! Guente firme! Hold-on! Estamos todos juntos na crise!

Mesmo que seja seu sonho de consumo de brasileiro: um papel higiênico docemente perfumado, vitaminado e energizado com fibras de aveia!

Eu preferia a época da feira da minha mãe:"moça bonita não paga...mas também não leva". Era bem mais honesto.

A gente comprava e pagava exatamente pelo que se levava.

E ainda ganhava um brinde de agrado ao freguês.

Faz muito tempo.

Fui, rezar pelos novos tempos...